banner1.jpg
  • Emannuel Bento

Saiba como é a nova UPA-E do Ibura, no Recife


Foto: Andrea Rego Barros/PCR

A Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernandes Figueira foi inaugurada no Ibura, na Zona Sul do Recife, nesta quarta-feira (18). A segunda UPA-E da cidade recebeu investimento de mais de R$ 10 milhões, tendo capacidade para realizar cerca de oito mil consultas por mês, além de 25 mil exames e diagnósticos, de acordo com a Prefeitura do Recife.


A nova UPA-E oferta atendimento para diversas especialidades, entre elas cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia (adulto e infantil), otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia, traumato-ortopedia, dermatologia e cirurgia geral. Além disso, também haverá consultas com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Ao todo, 20 tipos de exames para apoio diagnóstico estão disponíveis à população. Ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, nasofibroscopia, endoscopia, colonoscopia, audiometria e exames oftalmológicos estão entre os exames oferecidos na nova unidade.


O local possui uma estrutura com adaptação para pessoas com deficiência e abriga 16 consultórios, salas para pequenos procedimentos, recepção com capacidade para acomodar 56 pessoas sentadas, farmácia, sala de coleta de exames, ginásio de fisioterapia, auditório, refeitório, salas de repouso e observação, banheiros adaptados. A UPA-E do Ibura também dispõe de um estacionamento com 40 vagas e uma área verde de aproximadamente 1.200m², que contemplará paisagismo.


Todos os atendimentos serão agendados por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas, reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, garantindo a continuidade na média complexidade. A Unidade funcionará em três turnos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e atenderá, prioritariamente, a população de bairros das Zonas Sul e Oeste da cidade.


O início do atendimento na nova UPA-E seguirá um cronograma com abertura gradual dos serviços oferecidos e das especialidades ofertadas. Neste primeiro momento, a unidade funcionará com consultas agendadas em cardiologia, endocrinologia, nutrição e pré-natal de alto risco, além de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma.

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo