• Cristiane Sales

Plaza vira ponto temporário de doação de sangue para o Hemope



Por conta do momento crítico dos estoques de sangue do Hemope - Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, o Plaza Shopping, localizado em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, estará iniciando uma campanha de doação em ponto temporário. Os voluntários podem comparecer à loja situada ao lado da Jet Cartuchos, no Piso L3, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h para realizar doações. Os voluntários precisam apresentar documento original com foto. Para quem não vai doar pela primeira vez é necessário, ainda, obedecer ao intervalo de 90 dias (3 meses) para homens e 120 dias (4 meses) para mulheres.


Devido à pandemia da Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é esperar 30 dias após a cura dos sintomas de gripe para poder doar. Para quem teve chikungunya, dengue ou zika, é necessário esperar o prazo de 30 dias após cura e ausência total de sintomas (ex: dores nas articulações e etc.)


Podem se candidatar à doação homens e mulheres com peso superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos. No caso dos menores de idade, é necessário que haja a presença do responsável legal, consentindo formalmente cada doação. Já as pessoas com idade entre 60 e 69 anos, só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos, além de gozar de boa saúde, ter dormido no mínimo seis horas e ter se alimentado normalmente, evitando comidas gordurosas, não estando em jejum e não ultrapassando o tempo de três horas entre a última refeição e a doação.


A importância da doação

A doação de sangue é um gesto solidário. A pequena quantidade de sangue doado pode salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Também é usado no tratamento de pacientes com doenças crônicas graves, como a anemia falciforme.


Quem não pode doar: quem fez endoscopia/colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses; que fez piercing, tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses (piercing na região genital e/ou oral só é permitido 12 meses após retirada do piercing); quem teve hepatite após os 11 anos de idade e quem está em tratamento médico e fazendo uso de medicação controlada. Existem, ainda, outras limitações que precisam ser observadas:


Vacinas: é necessário esperar o prazo de 48 horas- HPV, 30 dias- Febre Amarela, 48 horas H1N1, 30 dias -Tríplice viral e 48 horas- Tétano.


- Bebidas alcoólicas: é necessário esperar o prazo de 12 horas após a ingestão.


- Pessoa menstruada: a menstruação não impede a realização da doação. Porém é necessário levar em consideração algumas questões, a candidata que se encontra menstruada não pode estar sentindo cólica ou estar com fluxo intenso durante o período menstrual.


- Tratamento dentário: depende do procedimento realizado, o triagista avaliará.


- Gravidez e amamentação: é necessário aguardar até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. Se o parto ocorreu há menos de 12 meses ou amamentação não é exclusiva. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.


O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque o material usado na coleta do sangue não é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Mais dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3182-4780 (Hemope).

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar