• Cristiane Sales

Outubro Rosa: Os impactos psicológicos do câncer de mama



O Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama, tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce. Assim como outros tipos de cânceres, esse também influencia a saúde mental. A paciente pode lidar com um psicológico abalado, sentimentos de baixa autoestima, finitude e até mesmo uma certa perda do sentimento de feminilidade.


“Precisamos falar sobre a importância de tratamento psicológico para as pacientes com câncer de mama. Além da terapia, os familiares e amigos também precisam se aproximar e ajudar a atravessar esse momento difícil”, diz Carol Costa Júnior, coordenadora do setor de psicologia do Sistema Hapvida.


De acordo com a profissional, a descoberta da doença é um momento fundamental para o esclarecimento de tudo o que está acontecendo e quais são as formas de tratar o câncer de mama. “Na hora da descoberta há uma explosão de sentimentos, por isso é muito importante trazer a pessoa para realidade, explicar com clareza os próximos passos. Muitos dos sentimentos negativos estão relacionados à desinformação, ao que ouviu o outro falar”, reforça o psicólogo.


O tratamento psicológico é fundamental para não desenvolver outras complicações à saúde mental como ansiedade, forte melancolia e depressão, por exemplo. “A palavra câncer já trás consigo todo o sentimento negativo de finitude e somado ao intenso tratamento medicamentoso torna o processo ainda mais sofrível e pesado. A paciente precisa ter estrutura psicológica para ter garra e vontade de viver, seguindo corretamente o tratamento para, se possível, obter a cura”, pontua Carol.


Na prevenção do câncer, é importante realizar exames de rotina e autoexames em casa, além de evitar o sedentarismo, o sobrepeso, o alto consumo de bebidas e o tabaco.


Saiba os sinais que ajudam a notar o câncer de mama:


Nódulo nas mamas (geralmente indolor). De acordo com o INCA, é a principal manifestação da doença, estando presente em aproximadamente 90% dos casos


Pele da mama retraída, avermelhada ou parecida com casca de laranja


Alterações no bico do peito


Aparecimento de nódulos nas axilas ou pescoço


Líquido anormal saindo pelos mamilos

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar