• Cristiane Sales

No Recife, mães são treinadas para ação de prevenção à sífilis congênita



A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai capacitar 60 mulheres que integram o Programa Mãe Coruja para atuar em uma ação educativa de prevenção à sífilis congênita. As mães serão treinadas, a partir desta quarta-feira (9), pela equipe do programa e pela empresa Casa das Asas. Em seguida, as participantes vão realizar, durante três meses, rodas de conversa em diversas comunidades da capital para alertar a população sobre a doença e as formas de prevenção.

O projeto é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e será conduzido pela Secretaria de Saúde do Recife e pela empresa Casa das Asas, que é conhecida pela promoção de oficinas lúdicas e criativas para crianças. "As mães serão multiplicadoras que vão disseminar as informações que trabalharemos com elas. Como cada mulher vai realizar três rodas de conversa mensalmente, a nossa expectativa é que mais de cinco mil pessoas sejam alcançadas pelo projeto", explica Cláudia Soares, coordenadora do Programa Mãe Coruja.

Por conta da pandemia, as oficinas serão descentralizadas e realizadas em cada Espaço Mãe Coruja Recife, respeitando a necessidade de distanciamento social. As mulheres serão selecionadas e indicadas pela equipe do programa. Já as rodas de conversa vão acontecer em diversas comunidades, em locais escolhidos pelas participantes e que tenham espaço suficiente para manter a distância entre o público. Os encontros serão acompanhados pelos profissionais de forma remota e presencial.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida, principalmente, por via sexual, e também de mãe para filho durante a gestação. O agente causador é a bactéria Treponema pallidum, e o sintoma mais comum é uma ferida indolor na região genital. A prevenção pode ser feita simplesmente com o uso correto e regular de preservativos. A sífilis é uma patologia crônica de fácil tratamento com antibióticos. Atualmente, o tratamento com penicilina está disponível em mais de 97% das Unidades de Saúde da Família do Recife.




Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar