• Emannuel Bento

Laserterapia auxilia na prevenção e tratamento da mucosite oral



O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), através do Serviço de Odontologia Clínica, vem utilizando o método da laserterapia na prevenção e tratamento da mucosite oral, complicação comum do tratamento contra o câncer que atinge 40% dos pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico e quase 100% dos pacientes que sofrem radioterapia na região de cabeça e pescoço, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Há um tempo, o HCP já usa da Inteligência Artificial para auxiliar os radiologistas na detecção precoce do câncer.


A mucosite oral caracteriza-se pela presença de lesões avermelhadas podendo evoluir para úlceras dolorosas e sangrantes em boca. “Essa inflamação pode possibilitar a propagação de infecções secundárias, predispondo o paciente a infecções fúngicas, virais e bacterianas, que por sua vez, pode resultar na interrupção do tratamento oncológico”, destaca o Prof. Dr. Igor Henrique, cirurgião dentista estomatologista e coordenador do Departamento de Odontologia Clínica do HCP.


A prevenção e/ou tratamento da mucosite oral é feita por um cirurgião dentista, um profissional essencial no tratamento de infecções orais, mas também na prevenção e diagnóstico de vários tipos de câncer que acometem a boca. A laserterapia vem sendo empregada como uma terapia promissora, podendo ser usada de forma isolada ou junto ao tratamento medicamentoso. Consiste na aplicação local de uma energia luminosa, que se transforma em energia química, atuando diretamente nas células, recompondo suas funções protetoras e auxiliando no alívio da dor, na cicatrização e no controle da inflamação.


“A tecnologia é considerada um recurso importante no tratamento do paciente com câncer”, destaca dr. Igor. “A laserterapia contribui imensamente, quando bem indicada e realizada, no manejo dos pacientes oncológicos que apresentam repercussão do tratamento em cavidade oral. Atualmente o Hospital de Câncer de Pernambuco oferece laserterapia a todos os pacientes da instituição que tenham indicação do uso desta tecnologia.”

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar