• Cristiane Sales

Dia do pediatra: não adie consultas ou vacinação do seu filho


O cuidado com a saúde das crianças não deve ser deixado de lado durante a pandemia. As consultas periódicas com os pediatras e o calendário de vacinação deve ser mantido, para garantir o acompanhamento correto e as orientações para manter a saúde das crianças. As consultas preventivas também são essenciais para identificar o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão que, se não controladas, podem levar a complicações na vida adulta. Em 27 de julho, comemora-se o Dia do Pediatra.

Além das consultas regulares, os pais devem procurar serviços de emergência caso as crianças apresentem sintomas agudos de doenças. “As doenças respiratórias são sempre os mais preocupantes, pois as crianças têm chegado nos serviços de pronto atendimento com o quadro avançado, principalmente de pneumonia e bronquiolite, levando a internamentos e tratamentos mais complexos”, alerta a pediatra Goreti Carvalho, do Hospital Esperança Recife.

A interrupção no calendário de imunização pode levar ao ressurgimento de doenças consideradas erradicadas, como o sarampo. “Manter a programação das vacinas, nas datas previstas da idade do bebê e da criança, é fundamental para garantir a segurança da imunização”, explica a especialista.

A importância do pediatra na vida da criança e do adolescente é fundamental para garantir o desenvolvimento nesse período. É papel do especialista prestar orientações aos pais e aos pacientes sobre temas como práticas de uma vida saudável, alimentação adequada, vacinação, prática de atividade física e estímulo à autoestima.

As consultas ao pediatra devem ocorrer mensalmente no primeiro semestre de vida e cada dois meses no segundo semestre. Entre o primeiro e segundo ano, as consultas podem ocorrer a cada três ou quatro meses, dependendo da orientação do médico. São nesses encontros que serão passadas orientações sobre o aleitamento materno, alimentação complementar, peso, comprimento ou altura, perímetro cefálico, vacinas, desenvolvimento, cuidados de saúde e identificação de alterações na saúde.

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar