• Cristiane Sales

Centro de Reabilitação do Imip promove encontro sobre o atendimento da pessoa com deficiência



A pandemia da Covid-19 deve ser observada sob diversos contextos, e entre eles está o cuidado com as pessoas com deficiência. Durante a coletiva, o secretário André Longo fez esse alerta à população e lembrou que Pernambuco está vivenciando a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, iniciada no último dia 21 de agosto.

Nas mídias sociais da pasta, estão sendo publicados cards informativos que destacam as medidas preventivas para a assistência das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Em paralelo a utilização das redes sociais, o Núcleo de Telessaúde vem realizando webpalestras voltadas para profissionais de saúde e acadêmicos da área.

Nesta sexta-feira (28/08), a partir das 9h, acontece um encontro com o tema “Estratégias de atendimento em reabilitação em tempos de Covid-19”. A explanação será da fisioterapeuta e coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) do Imip, Marcela Raquel de Oliveira Lima. Os detalhes estão no endereço: http://telessaude.pe.gov.br/teleducacao/detalhes.

Pessoas com deficiência podem precisar de apoio para realizar algumas atividades cotidianas, e neste momento de pandemia, o cuidador e os familiares podem se tornar um agente transmissor da doença. Durante a coletiva, o secretário estadual pontuou algumas ações necessárias para prevenção da doença neste público. Enquanto repassava as informações atualizadas da Covid-19 em Pernambuco, Longo utilizou um novo modelo de máscara de proteção contendo transparência na região da boca permitindo a leitura labial para as pessoas com deficiência auditiva.

“Ressalto que as pessoas com deficiência e seus contactantes precisam reforçar as medidas de higiene e de proteção, já que as pessoas com deficiência podem necessitar de apoio das outras pessoas e de instrumentos, em maior ou menor grau. Ressalto também que o uso de máscara corretamente e a lavagem frequente das mãos devem estar fortemente incorporados ao cotidiano de cada um para garantir a proteção de todos em nossa sociedade”, afirmou o gestor.

As mãos são frequentemente usadas pelas pessoas com deficiência, principalmente reconhecimento tátil, comunicação por Braille, uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), por isso, devem estar atentas a higiene correta com água e sabão, e usar o álcool líquido ou em gel quando não tiver o acesso imediato à água, além da limpeza correta de superfícies de contato. Para os sinais em que a mão é levada ao rosto, evitar, sempre que possível, o toque direto na face.

Além do contato direto através das mãos, outra forma muito importante de transmissão é o contato direto por meio de gotículas, ocasionadas por espirro ou tosse. É importante criar barreiras protetoras para conter essas gotículas, como o uso das máscaras e protetores faciais. Como as pessoas têm sido orientadas a tossir e espirrar no antebraço ou cotovelo, tanto o cuidador, quanto a pessoa com deficiência devem evitar tocar nessa região. Caso o contactante venha a apresentar sintomas compatíveis com o novo coronavírus, além de procurar o serviço de saúde, é extremamente importante que este cuidador ou assistente cesse o contato com a pessoa a qual presta assistência. 

Pessoas com deficiência auditiva utilizam, muitas vezes, a leitura orofacial como ferramenta para auxiliar na compreensão da fala do seu interlocutor. Considerando que uma das formas de prevenção do contágio da Covid-19 é uso de máscaras, a leitura orofacial pela pessoa com deficiência auditiva fica comprometida. Por isso é importante, ao se comunicar com pessoas com deficiência auditiva que se utiliza de outras estratégias como gestos, desenhos, escrita e máscaras acessíveis.

Já para aqueles que utilizam órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, andadores e cadeiras de rodas e de banho ou outros dispositivos, bem como instrumentos de auxílio, como bengala longa, cão-guia, óculos, lupas, aparelhos eletrônicos, devem estar atentas à limpeza e desinfecção frequentes de seus equipamentos. 


Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar