banner1.jpg
  • Cristiane Sales

Campanha Julho Verde alerta sobre câncer de cabeça e pescoço


Estima-se que, a cada ano, no Brasil, 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço sejam diagnosticados, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Desses, 70% são diagnosticados tardiamente, tornando o tratamento mais complicado e reduzindo a chance de cura dos pacientes. O dia 27 de julho é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A longo do mês, ocorre a campanha Julho Verde, com foco no diagnóstico precoce da doença e como forma de alertar a população para ficar atenta aos primeiros sinais e sintomas. Este tipo de câncer, se tratado tardiamente, pode deixar sequelas graves.


O câncer de cabeça e pescoço são tumores que nascem nas regiões aerodigestivas (amígdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais) e podem ser prevenidos e diagnosticar seus sintomas. Os principais tipos são câncer de boca, orofaringe (atingindo laringe, faringe e outros órgãos próximos) e tireoide, este último mais comum em mulheres.


Entre os sintomas mais comuns, estão feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, mau hálito frequente, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir, rouquidão por mais de duas semanas e refluxo persistente. O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico, e pode ser associado a quimioterapia e radioterapia.


“O alerta que se precisa fazer à população é para ficar alerta aos primeiros sintomas e buscar um diagnóstico precoce e, consequentemente, maiores de chances de recuperação plena dos pacientes”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Memorial São José, Jorge Pinho, membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.


O câncer de cabeça e pescoço também é provocado por fatores externos, como tabagismo e a exposição ao vírus HPV, transmitido através da prática de sexo oral. “O tabagismo é um fator de risco dentro da especialidade, principalmente, para os cânceres de boca e laringe”, acrescenta Jorge Pinho.

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo