• Emannuel Bento

Ações do Novembro Azul são realizadas em unidades prisionais de PE



As unidades prisionais de Pernambuco estão atuando na conscientização acerca do Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata. A ação, iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Ressocialização (Seres), é destinada aos detentos, familiares e servidores das unidades prisionais.


As atividades incluem rodas de diálogo e palestras com informações sobre os cuidados com a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce, além de assistência médica com orientações sobre os sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento e testes rápidos. No Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, a programação contou com a colaboração da equipe da unidade para incentivar os benefícios de uma vida com hábitos saudáveis, inclusive na higiene pessoal.


Já no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), também no Complexo do Curado, foram ofertados triagem e encaminhamentos para os setores da unidade prisional incluindo testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, além de agendamento para exames microscópicos e laboratoriais. “Não só no mês de novembro, mas durante todo o ano é importante que o homem quebre preconceitos que apenas prejudicam sua saúde retardando o diagnóstico precoce do câncer de próstata, advertiu o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.


Há programação ocorrendo na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina onde os detentos assistem a palestras sobre o assunto. Essa unidade conta com o apoio da Apami, por meio do Hospital Dom Tomaz. O Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, também aderiu à campanha do Novembro Azul com ações voltadas para os detentos. Até o final deste mês, as demais unidades prisionais realizarão também a conscientização do câncer de próstata com o apoio dos seus setores de Saúde e Psicossocial.

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar