• Ana Carla Santiago

A influência do peso corporal durante a gravidez


O excesso ou a falta de peso podem contribuir negativamente para a saúde da mãe e do bebê. Saiba como ter mais cuidado com essa questão.


Ao engravidar, muitas mulheres ficam em dúvida se existe um peso ideal para manter durante a gestação. Ter um ganho de peso adequado durante a gravidez é importante, já que diminui o risco de algumas doenças, como diabetes e hipertensão. Porém, o excesso de peso pode oferecer complicações na hora do parto, tanto para a mãe quanto para o bebê, além de contribuir para a retenção de peso pós-parto. É por isso que o controle de massa corporal é fundamental para a saúde da gestante e da criança.


O peso corporal varia de mulher para mulher e também depende do tempo de gestação de cada uma. Mas é preciso ficar atenta: de acordo com pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, a taxa de malformações fetais é maior em mulheres portadoras de obesidade. Já as gestantes com baixo peso também precisam de atenção e devem receber aconselhamento nutricional e suplementação alimentar por meio de acompanhamento de um médico ou nutricionista.


De acordo com o Institute Of Medicine (IOM-2009), existe uma faixa de peso recomendada por trimestre de gestação. O valor é determinado conforme a situação nutricional inicial da grávida. As mulheres com peso adequado (Índice de Massa Corporal entre 18,5 e 24,9) devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg no segundo e terceiro trimestres. As que estão abaixo do peso devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana durante os dois trimestres seguintes. As gestantes com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre e as portadoras de obesidade não precisam ganhar peso neste período. Já nos segundo e terceiro trimestres, as que se encaixam nos dois grupos devem ganhar até 0,3 kg e 0,2 kg por semana, respectivamente.


O controle do peso corporal é realizado durante as consultas do pré-natal. Nesse período, é possível identificar em qual grupo a gestante se encontra e quais devem ser os cuidados para cada caso. Dessa forma, a saúde da mulher e do bebê estará garantida. Outras dicas devem ser levadas em consideração para manter o peso saudável durante a gravidez, como praticar atividades físicas, cuidar da alimentação e evitar dietas restritivas, tudo isso acompanhado de orientações médicas.


A amamentação também ajuda na redução do peso corporal pós-parto. Isso ocorre porque a produção de leite materno gasta muita energia da mulher. Para auxiliar o metabolismo no processo de perda de peso ao amamentar, a mãe deve ter uma alimentação saudável, consumindo frutas e verduras, e evitar comidas industrializadas.


#Gravidez #Gestação #excessodepeso #FundaçãoOswaldoCruz #InstituteOfMedicine #IMC

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar