• Ana Carla Santiago

UTI Pediátrica do HUOC realiza campanha para compra de tablets destinados às crianças internadas com


O objetivo é arrecadar dinheiro para a compra de tablets, suportes e um celular para oferecer entretenimento às crianças e garantir a comunicação entre elas e a família


“A UTI Pediátrica do HUOC-PE precisa de você. Nos ajude a ficarmos mais próximos da nossa família”. A frase se destaca na campanha criada pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Pernambuco, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a compra de tablets, suportes e um celular com wifi para a ala pediátrica da unidade de saúde. O motivo não poderia ser mais nobre: aproximar, mesmo que à distância, as crianças internadas com Covid-19 das suas famílias, que estão em casa. Por causa das medidas de segurança e cuidados, as visitas são restritas no hospital (com horários marcados) e os pequenos acabam não interagindo muito com seus familiares.


A campanha, coordenada por Cláudia Abreu, pediatra intensivista do HUOC e professora dos cursos de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), estima arrecadar cerca de R$ 13 mil reais para a compra de sete tablets e suportes para os equipamentos, que também servirão para entreter as crianças, proporcionando a elas momentos lúdicos assistindo a filmes, desenhos animados ou lendo livros. O plano também é realizar a compra de um celular que se conecte ao Wi-fi e disponha de Whatsapp, para que os pequenos possam realizar vídeochamadas para manter o contato com os parentes.


“Essa campanha nasceu com a necessidade que nós vimos de manter a comunicação entre os pais e as crianças. Por ser uma doença altamente transmissível, e alguns familiares serem parte de grupos de risco, há restrições em relação às visitas. Alguns pais são do interior e teriam que ficar no alojamento do hospital, onde também há risco de contaminação da Covid-19, e as consequências são muito danosas. Nosso objetivo, portanto, é dar notícias diariamente para os familiares sobre o estado de saúde das crianças internadas na UTI pediátrica”, explica Cláudia.


A médica conta que, antes da campanha, a ala pediátrica do HUOC recebeu a doação de um tablet e um celular antigos, que apresentaram defeitos. A equipe médica quis garantir que a comunicação família-crianças continuasse, e então veio a ideia de conseguir tablets para cada leito por meio de doações. “Os aparelhos servirão, também, para proporcionar uma melhor permanência dos internados na UTI pediátrica. O que podemos dar a esses pacientes, além de medicamentos, de uma palavra ou de um sorriso? Podemos também oferecer um tablet para ele brincar, para jogar, para passar melhor o tempo. Foi com o objetivo de manter a humanização que veio a ideia dessa campanha”, pontua a pediatra.


A campanha conta com o apoio do Comvida HUOC e Mulheres do Bem. Por causa das burocracias e do tempo que levaria a abertura uma conta de pessoa jurídica, Cláudia decidiu oferecer a conta pessoal para arrecadar o quanto antes o dinheiro para os dispositivos móveis. O plano, segundo a profissional, é destinar a doação também para outras unidades, dependendo de quanto seja arrecadado. “A depender da aceitação e do quantitativo que iremos receber, estaremos destinando a doação para outros hospitais com o mesmo intuito, principalmente aqueles que também estão com pacientes com Covid-19 internado e possuem essas restrições em relação aos internamentos e visitas”, complementa.


“As crianças precisam ver o amor dos familiares delas, mesmo que à distância”, finaliza Cláudia, emocionada. Para realizar a doação, basta depositar ou transferir qualquer quantia para a conta poupança de Cláudia:


Banco do Brasil (001) Agência: 5755-X Conta: 9373-4 - variação 96 Claudia Rodrigues de Abreu CPF: 856.410.904-25


#ComvidaHUOC #MulheresdoBem #HUOC #UPE

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar