• Ana Carla Santiago

Cuidados com a pele com o uso obrigatório de máscara


A máscara serve como barreira de proteção contra o contágio da Covid-19, mas é preciso alguns cuidados para manter a pele do rosto saudável


O uso da máscara de proteção passou a ser obrigatório em todos o estado de Pernambuco, visando uma maior proteção contra a transmissão do novo coronavírus. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) funciona como barreira que impede gotículas de saliva de penetrarem nos olhos, nariz e boca, o que diminui o risco de contágio da Covid-19. Porém, além de se manter protegido(a), é preciso manter os cuidados para que a pele não sofra com os atritos causados pelo contato da máscara com o rosto.


Antes de usar a máscara, um hidratante pode ser utilizado, tanto no rosto quanto nos lábios. Ele não diminuirá a eficácia da proteção e vai proteger a pele do atrito causado pelo tecido. Contudo, é importante evitar hidratantes consistentes, que deixam a pele escorregadia e com muito produto aparente, o que pode prejudicar a eficácia da máscara. Texturas leves e em gel podem ser uma alternativa. A higienização do rosto deve ser feita após a retirada da máscara com água e sabonete de uso diário ou sabão neutro.


De acordo com a dermatologista Deborah Castro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que atua no Hospital do IMIP e no NID Recife, o protetor solar deve ser usado, evitando a área que entra em contato com o EPI. “A máscara precisa estar limpa e seca na parte interna para continuar exercendo a função de filtração, sem depósito de partículas de maquiagem ou cremes”, explica. Por falar em maquiagem, a médica diz que os produtos de make podem ser usados sim, contanto que seja apenas na área dos olhos, assim como na área em que não há contato com o instrumento de proteção.


Em relação às marcas no rosto, causadas por alguns tipos de máscara, Deborah recomenda que um creme de barreira ou fita isolante podem ser utilizados antes do uso da máscara, para proteger as áreas do rosto que sofrem com a maior pressão do EPI contra a pele.


#Máscara #coronavírus #Covid19 #EPI #EquipamentosdeProteçãoIndividual #Cuidadoscomapele #Dermatologia #NIDDermatologia #Imip #SociedadeBrasileiradeDermatologia

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar