• Ana Carla Santiago

Hemope realiza campanha para incentivar doações de sangue durante o isolamento social


Por causa do coronavírus, os estoques de sangue da instituição diminuíram cerca de 50%


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está realizando uma campanha de doação de sangue durante a quarentena da Covid-19. Com o lema “Saia de casa se for para fazer o bem”, o objetivo é incentivar que a população doe sangue mesmo com a pandemia, tomando os devidos cuidados. Por causa do coronavírus, os estoques do Hemope diminuíram cerca de 50%. Antes, as doações eram de 300 bolsas de sangue por dia, em média. Agora, com as medidas de isolamento social, esse número caiu para 180 a cada dia.


Atualmente, o Hemope é responsável por mais de 80% do sangue coletado em todo Estado e por 90% da demanda do SUS. Cada doação pode salvar até quatro vidas. A presidente do Hemope, Gessyane Paulino, informou que o Hemope vem tomando todas as medidas de higienização e cuidados contra o novo coronavírus. “Tomamos os cuidados de distanciamento recomendados pelo Ministério de Saúde e não coletamos o sangue dos candidatos que estiverem gripados”, explica. Vale ressaltar que para realizar a doação, os doadores devem estar de máscara.


Para realizar a doação de sangue, as pessoas podem agendar previamente. No Recife, basta ligar o 0800-081-1535, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Para agendar na sede de Caruaru, basta ligar para o (81) 3719-9569.


As pessoas que podem doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e para a primeira doação, ter 59 anos e 11 meses de idade. Além disso, é necessário ter mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Para realizar a doação, devem estar com algum documento de identidade original com foto. Menores de 18 anos só podem doar sangue com a presença de pais ou responsáveis, portando xerox da identidade. Os intervalos entre doações são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.


Mais informações estão disponíveis no site http://www.hemope.pe.gov.br/ e no instagram do Hemope: @fundacaohemope.


Parceria e corrida gratuita


A novidade é que o Hemope realizou uma parceria com o aplicativo de transporte Cabify e a administradora de cartões de crédito Credicard. Agendando a doação de sangue até o dia 19 de junho, apenas de segunda a sexta, as corridas para ir e vir do Hemope Recife serão gratuitas. O desconto só é válido para a Região Metropolitana do Recife, das 8h às 18h. Para garantir a gratuidade das corridas, basta inserir o código DOECREDICARD na parte de “cupom de desconto” do aplicativo, que está disponível nas plataformas App Store e Play Store.


#DoaçãodeSangue #Hemope #coronavírus #Covid19

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar