• Ana Carla Santiago

Professoras da UFPR lançam livro de passatempo sobre mulheres cientistas que combatem o novo coronav


O material foi desenvolvido para dar maior visibilidade às cientistas que desenvolvem estudos para combater a Covid-19


Tendo como objetivo dar visibilidade ao trabalho de mulheres cientistas que vêm contribuindo com o desenvolvimento científico acerca do novo coronavírus (e assuntos adjacentes), um grupo de professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou gratuitamente o "Livreto de Passatempos Mulheres Cientistas: Coronavírus". A publicação foi idealizada pelas participantes do Projeto de Extensão Universitária “Meninas e Mulheres nas Ciências”, vinculado à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade.


O protagonismo das mulheres na Ciência é a ideia central do material, voltado para todas as idades. Ele traz atividades, como caça-palavras, desenhos para colorir e palavras-cruzadas, que dão destaque às cientistas envolvidas com estudos relacionados ao vírus da Covid-19. É possível conhecer melhor o trabalho de Kizzmekia Corbett, uma pesquisadora afro-americana que lidera as pesquisas na busca da vacina contra o coronavírus. Também está presente no livro a brasileira Nísia Trindade Lima, presidenta da Fiocruz, instituição que lidera trabalhados relacionados à saúde no Brasil.


Além disso, os passatempos também oferecem informações sobre os principais cuidados que devem ser tomados contra a doença em questão e mostram a relevância da matemática no combate ao vírus. O livreto foi idealizado pelas professoras Clarice Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana Simões, docentes do Setor de Ciências Exatas da UFPR. As ilustrações foram feitas pelo estudante de Física da instituição, Marcelo Machado.


De acordo com o blog do projeto “Meninas e Mulheres na Ciência”, o objetivo do material é contribuir com a divulgação científica sobre mulheres cientistas, que estudam sobre o coronavírus, por meio de atividades lúdicas. “Entendemos que é importante tratar do tema neste formato como modo de informar por meio de uma linguagem que possa ser convidativa a diferentes públicos. Desejamos contribuir, de alguma maneira, com esse difícil momento que enfrentamos com a pandemia da Covid-19”, diz a publicação.

O “Livreto de Passatempos Mulheres Cientistas: Coronavírus” pode ser baixado de forma gratuita através do link: https://drive.google.com/file/d/1CaotMo7g5ty_k5O3Qy_IjVM277RcyJ5j/view.

#MeninaseMulheresnaCiência #UFPR #Fiocruz #coronavírus #Covid19

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar