banner1.jpg
  • Ana Carla Santiago

OPAS compartilha com o Brasil estudo espanhol sobre recentes manifestações da covid-19 na pele


Foto: Divulgação

A pesquisa revela cinco padrões de lesões da pele que podem ser associadas à Covid-19. Para apoiar o Brasil, a organização vem realizando uma série de seminários virtuais com especialistas espanhóis.


A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) compartilhou com o Brasil, na última sexta-feira (22), um estudo de um grupo de pesquisadores da Espanha sobre manifestações dermatológicas recém-identificadas do novo coronavírus. A pesquisa revela cinco padrões de lesões da pele que podem ser associadas à Covid-19. As análises foram realizadas em pacientes de diferentes características demográficas, em períodos diferentes e com distintas manifestações da doença.


As erupções maculopapulares, ou seja, manchas ou “bolinhas” vermelhas espalhadas pelo corpo foram encontradas em 47% dos casos. Vesículas ou pústulas (erupções na pele semelhantes a frieiras em pés e mãos) se apresentaram em 19% dos pacientes. Com o mesmo percentual, as urticárias também foram identificadas. Os pesquisadores também encontraram outras erupções vesiculares em 9% dos casos e livedo (espécie de “linhas” na pele) ou necrose em 6% deles.


Os resultados do estudo científico foram apresentados em um seminário, no dia 15 de maio, por Ignacio García Doval, um dos autores do estudo e diretor de pesquisa da Academia Española de Dermatologia y Venereología. Na ocasião, especialistas do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria trocaram experiências com os autores da pesquisa.


Troca de conhecimento


A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que tem buscado entender melhor os sintomas e manifestações da Covid-19, compartilha os estudos internacionais com diversos países. Para apoiar o Brasil, a organização vem realizando uma série de seminários virtuais com especialistas espanhóis.


De acordo com a OPAS, o compartilhamento desses conhecimentos é fundamental para que profissionais de saúde de todo o mundo possam identificar os sinais e sintomas da COVID-19. Isso é importante tanto para a oferta de tratamento em tempo oportuno, quanto para notificação, vigilância e diagnóstico de casos.


#DoençasDermatológicas #coronavírus #Covid19 #OPAS #SociedadeBrasileiradeDermatologia #SociedadeBrasileiradePediatria

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo