• Cristiane Sales

Abreu e Lima inicia hoje a última etapa da campanha de vacinação contra gripe


O público prioritário são os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.


Começa hoje (18) a última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que pretende imunizar até o dia 5 de junho mais 36,1 milhões de pessoas, número que corresponde a 90% do público-alvo dessa etapa. O público prioritário são os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.


Em Abreu e Lima, todos os 28 postos de saúde seguem com a terceira fase da campanha. O horário de atendimento das unidades de saúde permanece das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.


De acordo com Cristiane Moneta, coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Abreu e Lima, a vacinação contra a gripe também ajuda no enfrentamento da pandemia. “A vacina contra a gripe não é eficaz contra o coronavírus, mas, como os sintomas são parecidos, ela pode ajudar diminuindo o número de casos gripais e, consequentemente, o número de casos suspeitos da covid-19. Ou seja, além de reduzir a procura por serviços de saúde, ela irá auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico do coronavírus”, explica Moneta.


Fases anteriores


Em levantamento divulgado no início da semana passada, o Ministério da Saúde informou ter distribuído 63,2 milhões de doses da vacina. Até então, na segunda fase da campanha, iniciada em 16 de abril e encerrada no dia 8 de maio, apenas 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo foram vacinados. O número era 10 milhões inferior ao total de pessoas do grupo pretendido.


A segunda fase da campanha teve como público-alvo povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação, dirigida a idosos com 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde, mais de 18,9 milhões de idosos foram vacinados, o que corresponde a 90,66% desse público.


#CampanhadeVacinação #CampanhaNacionaldeVacinação #VacinacontraGripe #Gripe #Influenza #Imunização #ministériodasaúde #PrefeituradeAbreueLima #coronavírus #Covid19

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar