• Ana Carla Santiago

Covid-19: estudo revela que dor de cabeça e perda do olfato são os principais sintomas entre pacient


Outros sintomas foram detectados, como congestão nasal, tosse, cansaço, dor muscular, coriza e perda de paladar


De acordo com um estudo realizado na Europa e publicado no Journal of Intern Medicine, dor de cabeça e perda do olfato são os sintomas mais comuns entre pacientes europeus que apresentam formas leves e moderadas da Covid-19. A pesquisa foi realizada com 1.1400 indivíduos que apresentaram resultado positivo nos testes do novo coronavírus na Bélgica, Espanha, França, Itália e Suíça. Sete em cada dez pacientes apresentaram esses dois sintomas.


Os outros sinais mais comuns são: congestão nasal (67,8%), tosse (63,2%), cansaço (63,3%), dor muscular (62,5%), coriza (60,1%) e perda de paladar (54,2%). A febre também foi detectada, porém em menos da metade dos analisados: 45,4% do total.


Os autores do estudo enfatizam que a frequência sintomática varia de acordo com a idade e o sexo dos pacientes. Dessa forma, os jovens têm mais problemas de ouvido, nariz e garganta, enquanto os mais velhos apresentam mais febre, cansaço e perda de apetite. Tosse e febre afetam mais os homens e as mulheres são mais vítimas de perda de olfato, dor de cabeça e congestão nasal.


Essa foi a primeira investigação epidemiológica em pacientes europeus que apresentaram sintomas não graves da Covid-19, realizada pela Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia para avaliar a frequência da perda de olfato (anosmia) e paladar (ageusia). Embora fosse sinais poucos descritos em estudos com pacientes chineses (que apresentaram principalmente febre, tosse e dificuldades respiratórias), o estudo europeu estima que a diferença possa estar ligada ao fato de que os pacientes chineses foram hospitalizados sob formas graves da doença.


Também existe a hipótese por parte dos autores de que sucessivas mutações genéticas do coronavírus possam ser a razão da diversidade de sintomas. Eles destacam o fato de que os europeus têm um nível mais alto da enzima de conversão da angiotensina 2, ACE2, que atua como um receptor de coronavírus.


#coronavírus #Covid19 #DordeCabeça #PerdadoOlfato #PerdadoPaladar

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar