• Ana Carla Santiago

Cuidado com os olhos é essencial durante a pandemia do novo Coronavírus


Com as mãos sujas, a pessoa pode levar o vírus até os olhos, aumentando o risco de contaminação


Uma das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio da Covid-19 é não tocar nos olhos, nariz e boca quando as mãos não forem lavadas. Com as mãos sujas, a pessoa pode levar o vírus até uma dessas áreas, aumento o risco de contaminação. Por isso, é necessário ficar atento(a) e sempre higienizar as mãos ao sair de casa ou tocar em quaisquer superfícies e objetos.


Os cuidados com os olhos também são fundamentais para evitar irritações e problemas oculares. Outra relação entre o novo vírus e os olhos é a possibilidade do surgimento de uma conjuntivite. “Recebemos uma comunicação através das entidades oftalmológicas internacionais de que alguns casos de coronavírus tem se apresentado com um quadro de conjuntivite. Os profissionais de saúde precisam ficar alertas se chegar alguém na emergência com conjuntivite viral, associada a outros sintomas, como febre e tosse, e pensar também na possibilidade do coronavírus”, explica o oftalmologista Paulo Saunders, que atua na Oftalmax.


Lavar as mãos e não coçar os olhos são dicas simples, mas de grande cuidado para a saúde. Isso impede que a córnea seja machucada, além de evitar que vírus e bactérias se alojem nos órgãos. De acordo com Saunders, ter cuidado com as lentes de contato também é de suma importância: para evitar infecções, é preciso fazer a limpeza constante com produtos específicos e nunca dormir com elas.


#SaúdeOcular #coronavírus #Covid19 #ministériodasaúde #Oftalmax #DoençasOftalmológicas

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar