banner1.jpg
  • Ana Carla Santiago

“Desafio da farinha” traz riscos para a saúde e deve ser evitada


Brincadeira, que virou febre nas redes sociais, pode atingir olhos, ser inalada ou aspirada pela boca ou nariz


O “Desafio da Farinha” se tornou uma febre nas redes sociais. A brincadeira, que está sendo realizada por diversos usuários, é um jogo de perguntas onde um indivíduo responde a perguntas de probabilidades “mergulhando” a cabeça de outras duas pessoas em pratos ou travesseiros cheios de farinha.


O objetivo do passatempo é apontar entre os dois participantes qual deles tem posturas mais parecidas com as situações apresentadas. Uma brincadeira aparentemente inofensiva, mas que traz uma série de riscos para a saúde dos participantes.


De acordo com o clínico geral e pediatra Maurício Cavalcante, do Sistema Hapvida, a farinha pode atingir os olhos, ser inalada ou aspirada pela boca ou nariz. “Nos olhos, o produto pode provocar conjuntivite química, por irritação pela farinha. Já na via aérea o produto pode provocar rinite e faringite, principalmente em pacientes que já têm tendência a alergias”, alerta o profissional de saúde.


Cavalcante explica que se o indivíduo aspirar a farinha e ela atingir os brônquios e alvéolos, ele pode evoluir para um quadro de pneumonia química. “Justamente por isso essa é uma brincadeira que deve ser evitada, para não se expor a tais riscos”, finaliza.


#DesafiodaFarinha #Hapvida

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo