• Ana Carla Santiago

Testes contra o Coronavírus: saiba a diferença



Testes RT-PCR e Sorológico IgG/IgM tem indicações específicas.


As ocorrências do novo Coronavírus se espalharam com muita rapidez pelo mundo inteiro. Por causa do alto índice de infectados em diversos lugares no mundo, foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma das principais recomendações da agência de saúde é a ampliação de testes, em todos os países, para que pacientes com sintomas da Covid-19 possam ser testados, garantindo a confirmação (ou não) da doença. Consequentemente, a partir dos resultados, as devidas orientações podem ser dadas para a população.


Dois tipos de teste podem ser realizados em relação ao novo Coronavírus: o RT-PCR e o Sorológico IgG/IgM (teste rápido). O primeiro exame é recomendado para indivíduos que apresentem sintomas compatíveis com os da Covid-19, geralmente febre, tosse seca e dificuldade respiratória.


De acordo com João Bosco, médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Einstein, o RT-PCR pode ser realizado já no primeiro dia que surgirem os sinais da doença. “O PCR em Tempo Real para Coronavírus é considerado o padrão-ouro para diagnóstico de COVID-19 e se baseia na detecção do RNA viral em amostras de swab da nasofaringe fazendo o diagnóstico da doença”, explica.


Já o exame Sorológico IgG/IgM não deve ser realizado por pessoas que estejam apresentando sintomas da Covid-19, pois não é indicado para diagnosticar a infecção ativa por coronavírus SARS-COV-2. Sua função é verificar apenas se o indivíduo já possui anticorpos para o novo vírus. “O exame Sorológico é recomendado apenas para os assintomáticos, que já tiveram ou suspeitam que tiveram infecção por coronavírus há mais de 14 dias. O teste verifica se a pessoa está imunologicamente protegida do vírus, pela presença de anticorpos IgG anti-SARS-COV-2”, pontua o especialista.


Ampliação de exames no Recife


O Genomika Einstein está realizando os dois testes, compondo os esforços do Estado para ampliar a realização de exames da COVID-19. Para adquirir os testes no laboratório particular, é preciso realizar a compra no valor de R$ 340 cada e realizar o agendamento da coleta através do site: https://www.genomika.com.br/covid19/. O exame só pode ser realizado com apresentação de uma requisição médica, que deve ser anexada durante a solicitação online.


A coleta é feita no sistema drive-thru, ou seja, dentro do carro do próprio testado, seguindo as determinações da OMS e do Ministério da Saúde de evitar aglomerações. De acordo com a assessoria, a equipe do laboratório realizará a coleta do material de acordo com as normas de saúde.


Os resultados do RT-PCR ficam prontos de três a cinco dias úteis após a coleta. Já o Sorológico é disponibilizado um dia útil depois. O acesso para os laudos será online, conforme instruções de acesso contidas no comprovante de atendimento recebido por e-mail.


#coronavírus #Covid19 #GenomikaEinstein #OMS #ministériodasaúde

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar