• Ana Carla Santiago

Como cuidar da coluna e do corpo durante o home office?


Problemas de postura podem ocasionar dores, contraturas musculares ou doenças como hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna.


Em tempos de pandemia, muitos escritórios e setores profissionais liberaram seus funcionários para realizar as funções de forma remota, de casa. Esse esquema é conhecido como home office, ou “escritório em casa”, onde o profissional pode trabalhar diretamente da residência, sem precisar se deslocar. Um método considerado produtivo por muitos, mas que muitas vezes é realizado sem o cuidado necessário com o espaço de onde se realiza as atividades, o que pode acarretar dores no corpo, principalmente na coluna.


A falta de utilização na musculatura no deslocamento até o trabalho pode ser sentida pelo corpo. Pegar o transporte, subir e descer escadas, levar a bolsa ou maleta durante uma pequena caminhada, são pequenas atividades diárias que põem o indivíduo em movimento. Sem falar no uso de cadeiras tradicionais e inapropriadas, que não possuem apoio para coluna lombar, ajuste na altura do assento e apoio para os braços, o que aumenta o esforço sobre a coluna e outras articulações.


De acordo com André Flávio, ortopedista do Ortocentro e do Hospital Santa Joana Recife, a postura inadequada para trabalhar em casa, ou até mesmo em atividades cotidianas, traz, ao longo do tempo, dores associadas à dificuldade de realizar movimentos simples, como ficar em pé por mais tempo, caminhar ou até mesmo dirigir por pequenas distâncias. “Uma dica é providenciar melhorias para o ambiente em que se trabalha em casa. Adquirir uma elevação ou ajuste para altura do notebook, uma iluminação adequada, uma boa cadeira e apoio para os pés são algumas sugestões”, pontua o ortopedista.


Manter uma boa postura durante o trabalho é essencial para manter a saúde e ter um bom rendimento. Os cotovelos devem estar flexionados de 3 a 4cm abaixo da mesa e deve-se deixar, no mínimo, 20cm de distância entre a mesa e o assento da cadeira. Para pessoas de baixa estatura, um apoio para os pés é essencial. Também é necessário deixar a coluna ereta e apoiada no encosto da cadeira. Problemas de postura podem ocasionar dores, contraturas musculares ou doenças como hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna.


Outra dica é realizar alongamentos e ginástica laboral, por exemplo, durante as atividades do home office. Isso pode ajudar a diminuir o estresse e aumentar o rendimento do profissional. Pausas de 5 minutos a cada três horas trabalhadas também são boas opções para caminhar e alongar membros do corpo. “Não se culpe por estar de home office. O cérebro precisa descansar, desconectar em alguns momentos, para que o corpo não tenha uma fadiga que comprometa o seu resultado final”, salienta André Flávio.

#Ortocentro #HospitalSantaJoana #Coluna #Dornacoluna #HomeOffice #Hiperlordose #Escoliose #Hipercifose #RetificaçãodaCervical

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar