• Cristiane Sales

Recife inicia 2ª fase da vacinação contra gripe nesta quinta (16)


A vacinação vai acontecer das 8h às 17h, em mais de 130 postos de saúde da cidade, e em dois pontos de drive thru para os idosos


A partir desta quinta-feira (16), a Prefeitura do Recife inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e continua vacinando o público da primeira etapa. O município recebeu, nesta quarta-feira (15), 32 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Esta nova etapa da campanha tem como público-alvo pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Diferentemente da primeira etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta de vacinação para os grupos da segunda fase.


De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a capital pernambucana vacinou quase 215 mil pessoas na primeira fase, sendo 174 mil idosos (95% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%), e mais de 40 mil profissionais de saúde (64% do total, abaixo da meta de 90%). Os idosos e profissionais de saúde que não se imunizaram na primeira fase ainda podem se vacinar.


A vacinação vai acontecer das 8h às 17h, em cerca de 150 postos de saúde da cidade, e em dois pontos de drive thru para os idosos. A lista completa dos locais de vacinação está no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Haverá pontos de drive thru no Shopping Riomar, no Pina (em frente ao Diagmax), e na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda. O objetivo é fazer com que as pessoas com mais de 60 anos possam se vacinar sem sair do veículo, seja ele carro, moto, ônibus ou outro, para evitar aglomeração, protegendo-as de ambientes onde circulam pessoas doentes. Os drives foram fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).


DOCUMENTOS


Para agilizar a vacinação, o Programa de Imunização do Recife (PNI Recife), recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.


Já as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como asmáticos, hipertensos, diabéticos, obesos e transplantados, devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.


Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).


A Secretaria de Saúde do Recife esclarece que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra os três tipos de vírus que mais circularam no hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Apesar disso, a imunização contra Influenza torna-se ainda mais importante neste período de pandemia de covid-19 porque pode auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico de covid, uma vez que os sintomas das duas doenças são parecidos, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.


TERCEIRA ETAPA


O Ministério da Saúde dividiu a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano em três etapas. Do dia 9 a 22 de maio, ocorrerá a terceira fase da vacinação, com foco em imunizar pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) e adultos de 55 a 59 anos.


#CampanhadeVacinação #CampanhaNacionaldeVacinação #VacinacontraGripe #Sesau #ministériodasaúde #Influenza #Gripe

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar