banner1.jpg
  • Ana Carla Santiago

Gestantes ganham suporte para tirar dúvidas sobre COVID-19 no Recife e RMR


Foto: Divulgação

Grupo voluntário de enfermeiras obstetras oferece apoio virtual para grávidas com dúvidas sobre o impacto da infecção por coronavírus


Diante da quarentena instaurada em Pernambuco, sob recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, por causa da pandemia da Covid-19, diversas dúvidas e preocupações surgiram para muitas pessoas, entre elas as gestantes. Para proporcionar mais informações e tranquilizá-las, enfermeiras obstetras do Recife criaram o grupo “Fale com a parteira”, que atua de maneira gratuita e online. As profissionais oferecem suporte para essas mulheres sobre gestação, parto e puerpério durante a pandemia do coronavírus.


O “Fale com a Parteira” é um grupo pioneiro no Brasil composto 42 enfermeiras obstetras experientes. Algumas delas atuam em maternidades como o IMIP, Hospital da Mulher do Recife e Arnaldo Marques, outras atendem partos domiciliares planejados e há ainda algumas que são professoras de graduação e pós-graduação de Universidades como a UFPE. O projeto é totalmente voluntário e autogestionado. Todas as orientações transmitidas pelo grupo são baseadas em evidências científicas e recomendações de saúde atualizadas. Em pouco tempo, a ideia se disseminou e já foi replicada na Bahia, onde outro grupo foi criado com mesmo nome e objetivos.


De acordo com a idealizadora, Tatianne Frank, são diversas as dúvidas sobre Covid-19, que surgem no meio acadêmico, profissional e entre as gestantes. “Várias mulheres entram em contato conosco diariamente para perguntar sobre os efeitos do coronavírus durante a gestação, sinais de alerta como pressão alta e trabalho de parto prematuro, o momento adequado para ir à maternidade, entre outros. O nosso objetivo é tranquilizá-las e atendê-las de prontidão, explicando o que devem fazer para protegerem e a si mesmas e a seus bebês, evitando idas desnecessárias à maternidade neste período de quarentena”, explica.


Como funciona o “Fale com a parteira”?


A gestante interessada deve acessar o perfil do Instagram @falecomaparteira e clicar no link da bio. Dessa forma, a usuária é levada a um grupo de WhatsApp com enfermeiras obstetras, onde ela pode pedir ajuda. As 42 enfermeiras integrantes do grupo se revezam no atendimento em esquema de plantões (24h por dia, 7 dias da semana) e respondem prontamente a mensagem. Ao tirar suas dúvidas, a gestante deve deixar o grupo para que mais mulheres possam ter acesso à ferramenta. Caso precise de ajuda novamente, a gestante deve o mesmo procedimento.


#coronavírus #Covid19 #saúdedagestante

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo