• Ana Carla Santiago

Síndrome de Visão de Computador: como preveni-la durante a quarentena?



Em tempos de isolamento domiciliar, para evitar um aumento na transmissão do novo coronavírus, é normal que a população esteja mais conectada aos dispositivos móveis. Mais tempo para olhar as redes sociais, assistir séries e filmes, além dos trabalhos no esquema home office, por exemplo, são algumas das razões as quais fazem o uso de computadores, tablets e telefones celulares aumentar consideravelmente neste período.


Contudo, o manejo excessivo de equipamentos eletrônicos pode causar diversos problemas visuais, como a Síndrome de Visão de Computador (CVS). Qualquer indivíduo, independente de sua faixa etária, que utilize demasiadamente esses aparelhos, está propenso a desenvolver a síndrome. De acordo com o oftalmologista Ermano Melo, que atua no Oftalmax, os principais sintomas do problema são olhos irritados e/ou vermelhos, vermelhos, coceira, olhos secos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, pálpebras pesadas, dificuldade para manter o foco e até fadiga.


Alguns problemas que favorecem o surgimento da CVS, além do uso de eletrônicos por muito tempo sem descanso, são miopia, hipermetropia, presbiopia, má iluminação do ambiente. Para evitar o problema, o oftalmologista sugere algumas medidas. “Manter distância adequada entre o indivíduo e o equipamento (no caso de computadores, uma média de 50 cm); deixar o ambiente bem iluminado, ventilado e com temperatura adequada; sempre limpar a tela dos aparelhos; tirar intervalos e deixar os eletrônicos de lado, entre outros cuidados", ressalta Melo.


Além disso, caso a pessoa utilize lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado: é preciso lubrificar sempre os olhos, principalmente diante de ambientes com muita ventilação e uso de ar condicionado. Uma dica importante é realizar consultas regulares com um oftalmologista para estar sempre em dia com a saúde ocular.


#SíndromedeVisãodeComputador #DoençaOftalmológica #Oftalmax

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar