• Cristiane Sales

Dia Nacional da Luta contra Endometriose: entenda a doença


Comemorado nesta sexta-feira (13), a data tem o objetivo de conscientizar e alertar para o diagnóstico precoce


A endometriose é uma doença em que o endométrio, tecido da camada interna do útero, se fixa em outras partes do aparelho reprodutor feminino, como ovários, trompas e fora do útero, ou em outros órgãos próximos, como bexiga e intestino, e até mesmo em áreas mais distantes, como o diafragma. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que sete milhões de brasileiras sofram da doença, que atinge de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. A endometriose provoca, ainda, dores durante as relações sexuais, sangramentos e cólicas intensas, que podem interferir na vida pessoal e profissional da mulher.


Esse tecido que se acumula fora da cavidade uterina pode causar reações inflamatórias, sangrar e formar cicatrizes, além de provocar dores intensas e infertilidade em algumas mulheres. No Brasil, uma em cada 10 mulheres têm endometriose e a doença é a maior causa de infertilidade, de acordo com o Ministério da Saúde.


“A endometriose não tem cura. É preciso ficar atenta aos sintomas, procurar um profissional especializado e seguir as orientações médicas. O tratamento varia de acordo com o estágio da paciente e é indicado que a mesma leve uma vida saudável, com prática de exercícios físicos e alimentação adequada”, destaca a ginecologista do Sistema Hapvida, Dalmácia Batista.


#Endometriose #SaúdedaMulher #OMS #ministériodasaúde

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar