• Ana Carla Santiago

Como vencer o sedentarismo?



No período de começo do ano, a principal meta de muitas pessoas é iniciar uma rotina de exercícios físicos, sinônimo de saúde e qualidade de vida. A prática de atividades físicas envolve muitos fatores para além da estética: o bem-estar físico e mental, o bom funcionamento do coração, da respiração e da circulação sanguínea são alguns pontos importantes favorecidos pelos exercícios e esportes. Contudo, iniciar uma rotina de treinos, principalmente para os sedentários, acaba sendo uma dificuldade que perpassa a comodidade.


Conhecer os limites do próprio corpo e organismo, assim como consultar profissionais da saúde e professores de educação física são pontos essenciais para iniciar uma rotina saudável de exercícios. De acordo com a personal trainer e professora de ginástica Danielle de Lucena Mendes, que atua na Academia Hi e Companhia Athletica Recife, o indivíduo precisa ter consciência do que é necessário para ele iniciar um exercício físico. “A pessoa deve, antes de tudo, procurar acompanhamento profissional para uma melhor orientação”, pontua.


Para acostumar o corpo a uma rotina de atividades físicas regulares, Danielle sugere que pessoas que estão paradas há algum tempo iniciem com atividades mais leves, como caminhadas. Outras dicas são subir e descer lance de escadas ou realizar exercícios funcionais. Além disso, escolher uma atividade ou esporte que mais agrade é mais um passo para que a adaptação seja mais rápida e prazerosa.


Sedentarismo


Apesar de ser comparado à “preguiça”, o sedentarismo é um estilo de vida que acarreta sérias doenças, como as cardiovasculares por exemplo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é considerado o quarto maior fator de risco de mortes do mundo. Ainda segundo a Organização, para evitar o sedentarismo é recomenda a prática de exercícios físicos por pelo menos 150 minutos por semana.


#Sedentarismo #AtividadeFísica #OMS

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar