• Cristiane Sales

Noronha inicia hoje a campanha de vacinação contra o sarampo



A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo inicia hoje (10) e segue até o dia 13 de março em todo o Brasil. Deverão ser imunizadas crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade. Em Fernando de Noronha a ação acontece na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos – USF, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h. Conforme orientações do Ministério da Saúde o objetivo é imunizar quem ainda não tomou a vacina ou está com o esquema incompleto. O Dia D da campanha, um momento de mobilização nacional, será dia15 de fevereiro. Todos os postos do país estarão abertos. A USF, em Fernando de Noronha, funcionará das 8h às 17h.


A vacina contra o Sarampo está dentro do Calendário Nacional de Vacinação, sendo a primeira dose aos 12 meses e o reforço aos 15 meses. Devido aos casos da doença em alguns estados do Brasil é recomendado pelo Ministério da Saúde que bebês com 6 meses tomem a chamada “dose zero”. As pessoas que tem apenas uma dose da vacina precisarão tomar a segunda e aquelas que ainda não fizeram o esquema devem tomar a primeira dose e após 30 dias o reforço.


“Na Campanha do ano passado tivemos uma procura muito grande da comunidade e conseguimos regularizar e imunizar grande parte dos noronhenses, quando tivemos também a intensificação com crianças e bebês de 6 meses. Mesmo assim, é de extrema importância que a população fique atenta e compareça ao USF com a Carteira de Vacinação”, disse o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.


De acordo com levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica da ilha nos últimos dez anos Fernando de Noronha teve 4 casos suspeitos: Um em 2015, dois em 2018 e um em 2019, mas todos foram descartados através de exames laboratoriais.


O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra, fala ou respira próximo a pessoas sem imunidade. É uma doença grave e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, tosse, coriza e manchas vermelhas pelo corpo.


A segunda etapa da campanha acontece entre os dias 03 e 31 de agosto. O público-alvo é a população que tem entre 30 e 59 anos.


#Sarampo #FernandodeNoronha #ministériodasaúde #CampanhaNacionaldeVacinação

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar