• Cristiane Sales

Hospital Casa Forte implementa musicoterapia no tratamento de pacientes com câncer


A música proporciona mais humanização e momentos de alegria aos pacientes


A musicoterapia é mais um componente no tratamento dos pacientes do Hospital Casa Forte, do Hapvida, no Recife. Estudos recentes mostram que a música pode ajudar no enfrentamento do câncer, contribuindo para o alívio da dor, da ansiedade e também da fadiga. Três vezes por semana, o violinista Domingos percorre o ambulatório, os quartos dos pacientes, a quimioterapia e até a UTI, tocando clássicos e levando alegria para os pacientes oncológicos.


A iniciativa começou em dezembro do ano passado e, de acordo com o diretor do hospital, o oncologista Alexandre Gomes, por dia, cerca de 30 pacientes no setor de Oncologia e 40 pacientes internados no Hospital recebem o tratamento. “Os pacientes têm adorado, o ambiente fica mais leve e o tratamento fica mais agradável na medida do possível. É uma forma de humanizar ainda mais essa etapa”, afirma o médico.


O profissional que realiza a atividade é o violinista Domingos, que se apresenta como Dom. Segundo ele, a experiência promove uma troca de sensações. "É um momento de conexão entre o paciente e o som. E é lindo ver a música cumprindo o seu principal objetivo, que é o de tocar e melhorar a vida das pessoas", ressalta o músico.


#Musicoterapia #HospitalCasaForte #Oncologia #Hapvida #Câncer

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar