banner1.jpg
  • Ana Carla Santiago

Maquiagem, glitter, tinta: Dermatologista fala sobre os cuidados com o uso desses produtos durante o


Foto: Pixabay

Faltam menos de 30 dias para o Carnaval, mas os foliões já estão animados. Planejar fantasias também faz parte da brincadeira, incluindo o uso de maquiagem, glitter e tinta. Contudo, é preciso ter cuidado com o uso desses produtos durante a festa de momo, para evitar alergias e irritações, já que eles vão estar em contato direto com a pele do indivíduo.


Primeiramente, é importante sempre verificar a validade dos produtos, já que de um ano para o outro podem perder a validade e prejudicar a pele, causando irritações. De acordo com Taísa Braga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da NID Dermatologia, é de suma importância evitar o uso de tintas, maquiagens e outro produtos que não sejam específicos para a pele. “Deve-se preferir marcas de qualidade, à prova d’água e de boa procedência para evitar alergias e dermatite de contato”, explica a médica.


Além disso, a dermatologista reforça que o risco de queimaduras e marcas, principalmente na face, é muito grande, já que boa parte do Carnaval é realizada em exposição ao sol. “São dias intensos de exposição solar, poucas horas de sono e muita desidratação. Por isso, também é importante a recomendação do uso de bastante protetor solar, com FPS mais altos, caso as pessoas forem brincar ao ar livre”, pontua. Outra dica relevante é a utilização de protetores solares com toque seco ou em forma de pó para um efeito matificante, já que, devido ao calor intenso, a oleosidade da pele aumenta.


Ao final do dia, é importante que o folião retire toda a maquiagem, glitter ou tinta do rosto, para não acumular resíduos e tampar os poros, o que pode ocasionar acne. “A limpeza deve ser feita com sabonete e produtos adequados para o seu tipo de pele. Demaquilantes e água micelar são boas escolhas”, finaliza Taísa.


Ingerir muita água e bebidas isotônicas, além de uma alimentação leve, também é muito importante para manter a saúde da pele durante o período carnavalesco. Dessa forma, é possível conciliar a diversão com saúde, deixando a pele bem cuidada e protegida.



#Dermatologia #Carnavalcomsaúde #NIDDermatologia #SociedadeBrasileiradeDermatologia #Glitter #Maquiagem #Tinta

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo