banner1.jpg
  • Cristiane Sales

Chegando Junto: minicursos serão ofertados a mulheres do Programa Mãe Coruja


Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Até março, serão oferecidos curso de manicure, corte de cabelo e bijuterias artesanais


Mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja Recife e familiares poderão participar de minicursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Recife, a partir desta segunda-feira (20). A iniciativa faz parte do Programa Chegando Junto, que tem o objetivo de dar oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, reduzindo a pobreza e a desigualdade social. Neste mês, 50 pessoas serão beneficiadas com os cursos de manicure e corte de cabelo com máquina promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.


A primeira turma do curso de manicure começa nesta segunda (20) e vai até o dia 31. Foram disponibilizadas 25 vagas, para as mulheres cadastradas no Mãe Coruja e seus familiares. As aulas acontecerão na Creche-escola Eduardo Campos, no Ibura, perto da Upinha UR-4 / 5, onde fica localizado o Espaço Mãe Coruja do bairro.


No mesmo período, acontecerão as aulas para o minicurso de corte de cabelo com máquina, na Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, onde foram ofertadas 25 vagas para as mulheres do Espaço Mãe Coruja Torrões e seus parentes. Quando terminarem as aulas, os participantes vão receber certificado e material para começarem a trabalhar.


Em fevereiro e março, haverá outras turmas para o curso de manicure e para o minicurso de bijuterias artesanais, promovidos pela STQE para as mulheres dos Espaços Mãe Coruja da Cohab, Brasília Teimosa, Água Fria e Coqueiral. Além desses, o Mãe Coruja também promoverá outras oficinas de empoderamento feminino e cursos de brinquedista, contação de história e desenvolvimento infantil para as mulheres do programa, em parceria com as Secretarias da Mulher e de Educação.


PROGRAMA MÃE CORUJA RECIFE


Com modelo exportado do Governo do Estado, o Programa Mãe Coruja é desenvolvido pela Prefeitura do Recife desde 2014, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil ao acompanhar a mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, e a criança do nascimento até os 5 anos de idade. Desde a criação do Programa, já são mais de 20 mil mulheres e crianças cadastradas. Só em 2019, os espaços receberam quase três mil novas mães e aproximadamente duas mil crianças.


Atualmente, a cidade possui 14 Espaços Mãe Coruja. O programa municipal já entregou quase nove mil kits bebê, com 12 itens de enxoval e higiene. Os materiais são disponibilizados às gestantes cadastradas que realizem, no mínimo, sete consultas de pré-natal no SUS.


CHEGANDO JUNTO


Lançado em junho, o Programa Chegando Junto reúne uma série de ações de assistência à população e apoio à geração de renda em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Uma das iniciativas são as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que pagam diárias a quem colabora com os mutirões de retirada de entulhos (bens inservíveis) no entorno de unidades de saúde, por exemplo. Desde agosto, a Prefeitura do Recife já pagou mais de 800 diárias, totalizando mais de R$ 40 mil.


O Programa Chegando Junto também promove Mutirões de Saúde, onde já foram ofertadas mais de 12 mil vagas em consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias, e foram realizados mais de seis atendimentos por causa da abstinência, que chega a 45%.


Já foram realizados também minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda, como corte de cabelo, manutenção de bicicleta e artesanato, incluindo a entrega de kits com o material necessário para início das atividades. Também começaram a ser sorteados mensalmente 100 kits com bicicleta e smartphone com pacote de dados para que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado.


#MãeCoruja #ProgramaChegandoJunto #Sesau

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo