• Cristiane Sales

Secretaria de Saúde do Recife promove ações pelo Fim da Violência contra a Mulher


Diversas rodas de conversas com as usuárias do Programa Academia da Cidade estão acontecendo até o dia 10 de dezembro


Para marcar os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife está promovendo diversas rodas de conversas com as usuárias do Programa Academia da Cidade até o dia 10 de dezembro. As ações desenvolvidas pela Coordenação da Política de Saúde da Mulher em parceria com a Secretaria da Mulher e a 1ª Vara de Violência Doméstica de Pernambuco estão percorrendo os oito Distritos Sanitários do município, conscientizando as cidadãs recifenses sobre seus direitos, alertando-as a respeito dos sinais de violência de gênero e divulgando os serviços que a rede municipal oferece para as vítimas.


Para finalizar os 16 dias de programação, será realizado o 2º Seminário Justiça e Saúde no Enfrentamento à Violência contra a Mulher, no dia 11 de dezembro, das 8h às 17h, na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), na Ilha de Joana Bezerra.


Com o tema “Repercussões da violência da saúde da mulher: o papel da rede”, o seminário será direcionado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Saúde Mental e colaboradores das maternidades que lidam com acolhimento às mulheres vítimas de violência, funcionários da Justiça e do Ministério Público, além de estudantes e sociedade civil em geral. A integração das áreas tem como objetivo oferecer uma melhor compreensão da rede e dos fluxos para dar uma assistência completa à mulher em situação de risco.


CENTRO SONY SANTOS


Entre os equipamentos da Prefeitura do Recife voltado às mulheres está o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, da Secretaria de Saúde do Recife. Inaugurado em julho de 2016 no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, o espaço oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, com atendimento de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Desde a sua abertura, o Sony Santos já atendeu cerca de 900 mulheres, realizando mais de dois mil atendimentos.


No atendimento tradicional, a mulher vítima de violência busca uma unidade de saúde para atendimento médico, se dirige até a delegacia para registrar a ocorrência e, em seguida, vai faz o exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Neste caminho, muitas acabam desistindo da denúncia, seja por constrangimento em precisar contar a mesma história várias vezes, exaustão após um trauma intenso ou até mesmo falta de recursos financeiros para os deslocamentos. O resultado é a subnotificação das agressões, o que leva à impunidade e perpetua a violência contra a mulher.


Já no Sony Santos, a mulher tem à disposição, num só lugar, o atendimento médico e psicológico, o registro policial, se ela desejar, e a perícia do legista, caso necessário. Isso faz do Sony Santos um modelo único no País, onde a mulher vítima de violência consegue, em um único espaço, receber o atendimento de saúde, formalizar a denúncia e fazer a perícia do IML.


O Sony Santos funciona 24 horas por dia e está disponível por livre demanda para todas as mulheres do Estado, a partir dos 10 anos de idade. Essa integração entre os serviços é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social.


Confira a programação da Sesau nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher:


03/12:

17h - Roda de conversa - Academia da Cidade – Polo Buriti - Av. Norte - Macaxeira (na altura da Rua Ana)


04/12:

6h - Roda de conversa - Academia da Cidade - Polo Boa Viagem - Av. Boa Viagem, S/N, 2° Jardim de Boa Viagem


05/12:

6h - Roda de conversa -| Academia da Cidade – Polo 13 de Maio - Parque Treze de Maio, Santo Amaro


10/12:

6h - Roda de conversa - Academia da Cidade – Polo San Martin – Pátio de Eventos Noel Rodrigues - Av. General San Martin, San Martin


11/12:

8h às 17h - 2º Seminário Justiça e Saúde no enfrentamento à violência contra a mulher - Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, S/N - Ilha de Joana Bezerra


#Violênciacontraamulher #PrefeituradoRecife #CentrodeAtençãoàMulherVítimadeViolênciaSon #Sesau

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar