• Cristiane Sales

Novembro Azul: atividade física como aliada do combate ao câncer de próstata


Profissional de Educação Física e coordenador do Hapvida +1k, Jailton Santos explica como a atividade ajuda na prevenção do câncer de próstata


Bons hábitos de vida são capazes de diminuir as chances de muitas doenças, incluindo tipos de câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e é, também, considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Além da idade e do histórico familiar, um fator de risco para o câncer de próstata é a obesidade e o sobrepeso.


Combinar exercícios regulares com uma dieta saudável de frutas, verduras e legumes, auxilia na prevenção de desenvolvimento de qualquer tipo de câncer, e isso é ainda mais importante para doenças em órgãos sensíveis aos hormônios sexuais, como é o caso do câncer de próstata.


De acordo com Jailton Santos, profissional de Educação Física e coordenador do Hapvida +1K — programa do Sistema Hapvida, que oferece consultoria gratuita de corrida e caminhada para os participantes, usuários ou não usuários do plano de saúde — no Recife, não existe estudo que determine um tipo de exercício físico como mais adequado do que outro na prevenção do câncer de próstata. “As avaliações são individuais e devem ser feitas por um profissional qualificado, levando em consideração as características de cada pessoa, como gênero, idade, peso, altura, doenças prévias, entre outras”, explica Jailton.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana para adultos, o que fica em torno de 30 minutos por dia, sem contar com o fim de semana. No entanto, Jailton destaca que cada pessoa tem um nível de condicionamento físico e limitações a serem ponderadas na elaboração de seu programa de exercícios. “O ideal é que cada pessoa consulte um profissional de Educação Física antes de começar qualquer tipo de atividade física”, frisa.


Hapvida +1K


O Hapvida +1K é um programa do Sistema Hapvida, que oferece consultoria gratuita de corrida e caminhada para os participantes, usuários ou não usuários do plano de saúde. O +1K é voltado para quem curte aulas de ginástica, funcional, corrida e caminhada ou mesmo para os que estão querendo sair do sedentarismo. A proposta da empresa é estimular a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida mais saudável, a fim de diminuir o sedentarismo e o risco de doenças sistêmicas, como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, ansiedade e depressão.


#Hapvida1K #Hapvida #NovembroAzul #câncerdepróstata #OMS #INCA #AtividadeFísica

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar