• Ana Carla Santiago

Atividade física proporciona diversos benefícios para a saúde



Quem nunca foi ao médico, seja qual for a especialidade, e escutou que uma das maneiras de tratamento ou prevenção do problema seria realizar atividades físicas? Com certeza, todo mundo já escutou isso de algum especialista. Mas eles têm razão: a atividade física traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. Já se foi o tempo que os exercícios físicos estavam apenas relacionados a preocupações estéticas. Hoje, eles possuem um papel fundamental para ajudar a manter a saúde em dia.


Tecnicamente, a atividade física pode ser definida como qualquer movimento proveniente da musculatura esquelética que proporcione gasto energético acima do repouso. Corrida, alongamento e musculação são alguns exemplos disso. Os benefícios gerados por exercícios físicos são vários: aumento no gasto energético, redução de processos inflamatórios e estresse oxidativo, controle da glicemia e pressão arterial, além de melhorias psicológicas, como ansiedade e depressão.


De acordo com a gastrohepatologista Erika Rabelo, que atua no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, a prática regular de atividades físicas é capaz de atuar na prevenção, tratamento e reabilitação de diversas doenças. “Doenças cardiometabólicas, osteoarticulares e neurodegenerativas entram nesse rol, como câncer, doenças cardiovasculares, Alzheimer e Parkinson”, explica.


Não existe uma faixa etária específica para a prática de atividades físicas. Todo mundo pode receber os benefícios de um bom exercício. Segundo Erika, tudo depende da forma de aplicação e execução das atividades. “É preciso respeitar as limitações e qualidades de cada pessoa e cada faixa etária para não proporcionar lesões e falta de adesão à prática”, complementa a especialista.


A regularidade dos exercícios deve depender de cada pessoa e atividade em específico. Mas, conforme as Diretrizes Internacionais do Colégio Americano de Medicina Esportiva, é preciso haver uma frequência semanal mínima de três a cinco vezes por semana. “Cada sessão deve ter duração de 30 a 60 minutos, contabilizando de 150 a 300 minutos de atividade física moderada. Quando elevamos a intensidade, esses valores podem ir de 75 a 150 minutos por semana”, acrescenta Erika Rabelo.


#AtividadeFísica #AtividadeEsportiva #Prevenção #HUOC #ColégioAmericanodeMedicinaEsportiva #hábitossaudáveis

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar