• Cristiane Sales

Nutricionista dá dicas para ajudar os feras que vão fazer as provas do ENEM



Com o ENEM se aproximando, os estudantes vão ficando ansiosos para o dia da prova. Uma alimentação balanceada, além de ser uma forte aliada na prevenção e no combate de inúmeras doenças, ajuda a melhorar a capacidade de concentração, memória, criatividade e disposição. A nutricionista do Hapvida Joyce Alencastro dá dicas de como se alimentar da forma ideal no pré-prova e durante o exame.

- Na noite que antecede a prova é indicado ingerir 1/2 ou 2 colheres de abacate com chia e castanhas. Essa composição é rica em fitoquímicos, que auxiliam a modular o cortisol, diminuindo o estresse pré-prova; e em ômega 3, 6 e 9, que são boas fontes de gordura que ajudam os neurotransmissores.

- A banana é uma fonte de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, que auxilia na saciedade, no prazer, e no humor. Além disso, a serotonina também é precursora da melatonina (hormônio do sono) e ajuda o estudante a relaxar nesse momento de pré-prova. A banana também tem potássio, que é importante para condução dos impulsos nervosos; e magnésio, que é importante para o metabolismo energético.

- Chás de camomila, erva-cidreira (melissa) e mulungu são ricos em fitoquímicos que diminuem o cortisol (hormônio do estresse), além de aumentar os receptores de gaba e dopamina (neurotransmissor), contribuindo para uma boa saúde mental, fundamental pra quem está em época de provas, como o Enem.

- Ao acordar, um suco verde com couve, hortelã, gengibre e spirulina, conhecida por ser um energético, dará aquela despertada e diminuirá os radicais livres gerados durante o sono e a fadiga.

- Antes da prova, o ideal é uma refeição leve com boas fontes de carboidratos, como batata doce, inhame ou cará com frango ou peixe, uma salada simples.


- Durante a prova, é indicado comer frutas (maçã, pêra, outras), barras de cereais (que não sejam de chocolate ou morango), chocolate 70% cacau ou biscoitos de arroz. Também é importante beber água.


#Enem #nutrição #alimentaçãosaudável #EducaçãoAlimentar #hábitossaudáveis #Hapvida #SaúdeMental

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar