• Cristiane Sales

Festival Vox: Secretaria de Saúde realiza ações de educação em saúde durante o evento


Durante o mês de setembro, voluntários realizam ações educativas sobre arboviroses, tuberculose, alimentação saudável, sexualidade e vacinação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também está presente na sexta edição do Festival VOX 2019, iniciativa do Porto Social, organização recifense que promove iniciativas cidadãs. O evento, que une atividades culturais e em diversos outros âmbitos, como economia criativa e educação, começa nesta sexta-feira (6/09), e segue até o dia 29/09.


Em parceria com o Porto Social, a SES-PE criou uma trilha da saúde para levar conteúdo sobre saúde pública para diversos bairros e comunidades do Recife. Ao todo, 50 voluntários foram capacitados pelas equipes técnicas da SES em temáticas como o combate às arboviroses e à tuberculose, alimentação saudável, sexualidade e vacinação. A expectativa é atingir mais de 12 mil pessoas em cerca de 400 atividades, como a realização de palestras sobre educação em saúde.


No último mês de agosto, a SES e o Porto Social oficializaram a parceria em prol da propagação das informações e ações em saúde para população usando a força do voluntariado. Até o final de 2019, profissionais das áreas técnicas da Secretaria também serão beneficiados com a parceria. Cerca de 30 servidores participarão de cursos de imersão e iniciativas sociais promovidas pelo Porto Social.


“O Festival VOX será a primeira ação conjunta após a parceria que a SES firmou com o Porto Social. Ficamos contentes em conseguir, com brevidade, disponibilizar diversos profissionais para capacitar os voluntários sobre diversos temas e, com isso, ser possível levar ações de educação em saúde para as comunidades do Recife. Esse momento é muito significativo para mobilização e prevenção em saúde e mostra a importância da parceria entre o Estado e a sociedade civil organizada”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.


O Festival de Inovação Social ocupa diversos espaços da cidade promovendo debates sobre economia criativa, dever cívico, consciência coletiva, saúde e educação de qualidade. Durante os dias do Festival, o público também é convidado a participar de workshops, palestras, painéis de discussão, apresentações culturais e ações de voluntariado.


“A parceria com o Porto Social vai ao encontro do que a Vigilância em Saúde Estadual define como uma das diretrizes para essa gestão: trabalho com paixão e engajamento cívico, com foco na melhoria da saúde dos pernambucanos. Além disso, a capilaridade do Porto Social nas comunidades, por meio dos voluntários, nos dá uma perspectiva de potencialização das nossas ações de promoção da saúde e prevenção das doenças”, afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Luciana Albuquerque.


Além das ações no Recife, a SES ampliou as estratégias para disseminar a cultura de engajamento e voluntariado por todo o Estado. O ‘Desafio Geres no Vox’ surgiu para mobilizar os profissionais de saúde das suas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que por sua vez terão o papel de promover ações de mobilização social em seus territórios.


#FestivalVOX #PortoSocial #SESPE #EducaçãoemSaúde #AçõesEducativas #FestivaldeInovaçãoSocial

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar