• Cristiane Sales

Campanha de vacinação antirrábica começa neste sábado (24), na zona norte do Recife


A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal deste ano será dividida em três sábados. Neste primeiro dia de vacinação, cerca de 200 postos volantes serão montados na zona norte


A Secretaria de Saúde do Recife começa, neste sábado (24), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019. Este ano, a ação de imunização será dividida em três sábados, por áreas. Neste primeiro dia do cronograma, cerca de 200 postos volantes serão montados na zona norte do Recife, para imunização gratuita dos cachorros e gatos dos distritos sanitários 2, 3 e 7, das 8h às 17h.


Já no próximo dia 14, serão vacinados os caninos e felinos dos distritos sanitários 1, 4 e 5 (zona oeste e centro da cidade). A campanha da capital pernambucana se encerra no próximo dia 21, com a imunização dos animais dos distritos 6 e 8 (zona sul da capital), garantindo a cobertura de 100% do território recifense com o total de 400 postos volantes. A lista completa com os pontos de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).


Neste primeiro sábado, serão montados postos de vacinação em lugares próximos, por exemplo, ao Mercado da Encruzilhada, à Praça de Casa Forte, Centro de Vigilância Ambiental (CVA), Clube das Pás, Praça do Entroncamento, Igreja do Espinheiro, Igreja da Harmonia, unidades de saúde como a Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, entre outros.


Quem tiver carteira de vacinação do animal deve levar e, quem não possui, receberá o documento na hora, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada na imunização. De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida, a meta é vacinar cerca de 180 mil animais na capital pernambucana. Em 2018, a Sesau Recife vacinou mais de 132 mil cães e 55 mil gatos.


“A raiva é uma doença que pode ser transmitida dos animais ao ser humano (zoonose) muito grave, com morte de aproximadamente 100% das pessoas que adoecem. A vacinação anual de cães e gatos é a medida mais efetiva para prevenção da doença nos animais e sua transmissão para as pessoas”, defendeu Jurandir, que é veterinário.


Estarão envolvidas na campanha mais de 1.200 pessoas, entre profissionais da Secretaria de Saúde do Recife e voluntários, que foram capacitados nesta semana, presencialmente e também por vídeo-aula. Nas capacitações, foram abordados temas como aspectos epidemiológicos da raiva, conservação das vacinas, aspectos imunológicos nos animais, biossegurança para os envolvidos na vacinação e métodos de contenção segura de cães e gatos.


Durante o resto do ano, fora do período de campanha, os moradores do Recife podem vacinar cães e gatos contra a raiva no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro e nos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.


#Vacinação #VacinaAntirrábica #Sesau #PrefeituradoRecife #CentrodeVigilânciaAmbiental #SecretariadeSaúdedoRecife #CampanhadeVacinaçãoAntirrábicaAnimal

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar