• Rebeka Gonçalves

Vacina BCG: Saiba porque ela tão importante para a saúde dos bebês



O Dia da Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é comemorado hoje, 1º de julho, data da criação dessa vacina. A BCG é utilizada na prevenção da tuberculose, doença transmitida pela saliva e materiais contaminados pela bactéria conhecida como bacilo de Koch.


A BCG foi criada pelos pesquisadores Albert Calmette e Camille Guerin. A primeira utilização foi feita em uma criança recém-nascida de uma mãe que apresentava tuberculose, em 1921. No Brasil, ela começou a ser usada em 1927.


Em homenagem a essa vacina que é uma das mais importantes para os recém-nascidos, o Blog Saúde e Bem Estar entrevista Eduardo Jorge, pediatra do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), e tira todas as dúvidas em relação a BCG.


SBE: O que a vacina BCG previne?


Eduardo Jorge: Especialmente as formas graves de tuberculose que são a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.


SBE: Quando tomar a vacina BCG?


Eduardo Jorge: No calendário do Ministério da Saúde do Brasil é recomendado o mais precoce possível, de preferência ainda na maternidade.


SBE: Quantas doses são necessárias?


Eduardo Jorge: Deve ser aplicada em dose única. Uma segunda dose da vacina está recomendada quando, após seis meses da primeira dose, não se observa cicatriz no local da aplicação. Ou também em pessoas diagnosticadas com hanseníase, independente da forma clínica.


SBE: Quais as reações que o paciente pode ter?


Eduardo Jorge: Em 10% dos casos, pode aparecer inchaços e cistos na pele e axilas. Pode ocorrer durante a evolução normal da lesão vacinal. Em geral desaparece espontaneamente. Geralmente, ela não causa febre. Mas, diante de qualquer reação adversa a esta vacina é importante comunicar um médico.


SBE: Quando não é orientado tomar a vacina?


Eduardo Jorge: Ela não é orientada para pessoas imunodeprimidas ou recém-nascidos cujas mães utilizaram ao longo da gestação remédios que possam causar imunodepressão no filho. Bebês prematuros também não devem tomar esta vacina até atingirem dois quilos.


SBE: Quais os cuidados antes e após a vacina?


Eduardo Jorge: Não são necessários cuidados antes da vacinação. Porém, após tomar a vacina BCG é importante que no local da vacinação não sejam colocados produtos, curativos ou medicamentos.


SBE: Porque a vacina BCG deixa aquela marquinha no braço?


Eduardo Jorge: Esta marca é importante porque com o aparecimento da cicatriz há o sinal de que houve a resposta imunológica e, assim, a defesa do organismo. Essa reação no braço do bebê, trata-se de um nódulo avermelhado que ocorre no lugar em que a vacina foi dada e logo vira uma feridinha. Após isso, forma-se uma casca, que irá cair e virar uma cicatriz. Esse processo ocorre de duas semanas a três meses após a injeção ter sido tomada.


Clínicas de Vacinação:


Vaccine

(81) 3426.0202

Unidades – Shopping Recife, Espinheiro, Olinda, Parnamirim, Shopping Guararapes e Riomar.


Imunomax

(81) 3427.4076

Unidade - Rosarinho


Imunicenter

(81) 3427-4545

Unidades – Graças e Boa Viagem


Cidrim Vacinas

81 3035.0525

Unidades - Pina, Madalena e Casa Forte



Confira aqui a lista das unidades de vacinação pelo Sistema Único de Saúde


#BCG #Vacina #Vacinação #Imunização #saúdedorecémnascido

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar