banner1.jpg
  • Cristiane Sales

Dia Mundial da Saúde Digestiva: conheça as principais doenças gastrointestinais e saiba como evitá-l


Foto: shutterstock

29 de maio é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data faz parte do calendário de ações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pretende conscientizar a população sobre as principais doenças o aparelho digestivo e quais os cuidados para evitá-las. Maio também é o mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, conhecido como Maio Roxo.


O sistema digestivo tem a função de regular os líquidos, nutrientes e excessos que serão expelidos pelo corpo. De acordo com Cláudia Sá, gastroenterologista, as principais doenças que acometem os órgãos desse sistema são o refluxo, as dispepsias (conhecidas popularmente como gastrites), a síndrome do intestino irritável e os distúrbios associados à constipação ou prisão de ventre. Outras enfermidades comuns são diarreia, apendicite, pancreatite, cálculo biliar, câncer de cólon e faringite.


A especialista estima que 20% dos brasileiros tenham problema de refluxo e cerca de 30 a 40% da população vai desenvolver uma dispepsia ou gastrite em algum momento da vida. “Cada vez mais tem se estudado sobre a associação dos distúrbios gastrointestinais e o estresse, é o que chamamos de eixo cérebro-intestino. Ou seja, é quando o sistema nervoso central ativa a sensibilidade do aparelho digestivo”, esclareceu Cláudia Sá. A médica ressalta ainda que quando essas doenças ligadas ao estresse se tornam crônicas, podem se tornar uma doença funcional como a síndrome do intestino irritável.


O sistema digestivo é formado pelos órgãos do trato gastrointestinal, também chamado de tubo digestivo, além do fígado, pâncreas e vesícula biliar. Os órgãos que compõem o trato gastrointestinal são a boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso (composto pelo cólon e reto) e ânus.


O alimento entra pela boca e segue até o ânus através dos órgãos ocos do tubo digestivo. Esse sistema ajuda o organismo a digerir os alimentos, transformando os mesmos nos nutrientes necessários para o corpo. Por isso, a saúde digestiva está associada diretamente com o tipo de alimento que o indivíduo consome e com seus hábitos de vida.


Para manter a saúde e o bom funcionamento do organismo é fundamental colocar alguns hábitos na rotina como beber bastante água, exercitar-se regularmente, controlar o estresse, evitar alimentos ricos em gordura, incorporar probióticos na alimentação, ingerir fibras solúveis (farelo de aveia, nozes, sementes e legumes) e insolúveis (farelo de trigo, legumes e grãos integrais), evitar o consumo de cigarro, álcool e café em excesso.

#DiaMundialdaSaúdeDigestiva #OMS #MaioRoxo #doençasgastrointestinais #refluxo #Gastrite #Pancreatite #dispepsias #síndromedointestinoirritável #Estresse #cálculobiliar #câncerdecólon #apendicite

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo