• Cristiane Sales

Hospital Pelópidas Silveira tem trabalhos selecionados em congresso nos EUA


Unidade teve três trabalhos selecionados em Fórum Internacional de Tecnologia e Educação


O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) teve três trabalhos selecionados para a XVII Conferência Internacional sobre Educação e Sistemas de Informação, Tecnologias e Aplicações (EISTA 2019). O Congresso - um dos mais renomados na área, será realizado de 6 a 9 de julho, em Orlando, na Flórida (EUA), com o objetivo reunir pesquisadores e profissionais e apoiar o processo de ligação entre educação, treinamento e Tecnologia da informação.


Os trabalhos do HPS, promovidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa e pelos setores de Educação Permanente e Qualidade da Coordenação de Enfermagem, envolvem os cursos da Plataforma Educativa Pelópidas Digital: Cuidado ao Paciente com Lesão Medular (Atenção Básica a Pacientes com Lesão Medular: Um Curso Virtual para Pacientes, Cuidadores e Profissionais da Saúde), capitaneado pela Enfermeira Valdenice Rumão; Prevenção, Identificação e Tratamento das Flebites (Melhores Práticas na Prevenção e Gestão de Flebites: Um Curso Virtual para Profissionais da Saúde), coordenado pelas enfermeiras Maria Fernanda e Flaviana Maciel e o Banco de Imagens Clínicas (Uso de Sistema Híbrido de Arquivamento e Comunicação de Imagens em uma unidade terciária de saúde Cardio-Neuro), liderado pela Enfermeira Mariana Acioly.


"Os três trabalhos refletem nossa atividade diária e também como a tecnologia se insere no dia-a-dia no HPS. O cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular é Projeto Terapêutico Singular e Linha de Cuidados Institucional. A flebite é um evento adverso possível entre pacientes que necessitam de medicações venosas. Parte das atividades do Setor de Qualidade HPS é a monitorização desses casos, entre outros indicadores de Segurança do Paciente no Hospital. Já O Banco de Imagens Clinicas é um acervo institucional que armazena todas as imagens clínicas realizadas por nossos pacientes e possui interface para assistência e pesquisa no Hospital", destaca a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Pelópidas Silveira, Carolina Martins.


PELÓPIDAS DIGITAL


O Pelópidas Digital é o único programa educativo eletrônico na área Cardio-Neuro no SUS no Brasil. Criada, desenvolvida e financiada pelo Hospital Pelópidas Silveira, a plataforma educativa foi lançada em 2015. Os módulos são a unidade fundamental da Plataforma e agrupados, formam cursos. Cada módulo é composto por conteúdo textual e vídeos curtos, objetivos e dinâmicos. Completando satisfatoriamente os módulos que compõem um curso, o usuário cadastrado recebe um certificado físico de conclusão. Todo os profissionais do Pelópidas Silveira estão cadastrados na plataforma.


"O Pelópidas Digital oferece treinamentos virtuais para toda a comunidade do HPS, além de estagiários e residentes. Desta forma, é uma ferramenta fundamental no processo de disseminação de informação institucional dentro da unidade, contribuindo decisivamente para a educação continuada dos nossos profissionais", afirma o Superintendente do HPS, Caio Souza Leão.


#PelópidasDigital #HospitalPelópidasSilveira #SUS

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar