• Cristiane Sales

Sala de apoio à amamentação da PCR recebe certificado do Ministério da Saúde


Inaugurado em 2018, o espaço serve para que as funcionárias façam a ordenha e armazenem o leite durante o expediente


A Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, que funciona no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, recebeu, nesta quinta-feira (23), o certificado do Ministério da Saúde (MS) reconhecendo o local como espaço para promoção do aleitamento materno. A cerimônia de aposição da placa com o reconhecimento do MS ocorreu dentro da programação da 5ª Semana do Bebê do Recife, que acontece até domingo (26), com ações envolvendo diversas secretarias municipais. Participaram do evento as servidoras que utilizam o Espaço Amamenta e as mães das crianças que ficam na Creche-escola Albérico Dornelas Câmara, que funciona dentro do prédio da Prefeitura.


Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a certificação de apoio ao aleitamento materno é um momento de grande alegria. “Este selo é um grande reconhecimento desse espaço, que é de vocês. Estamos aqui apenas para facilitar o retorno ao trabalho e fazer com que vocês possam continuar a exercitar plenamente esse direito maravilhoso de amamentar as suas crianças”, destacou.


No espaço, inaugurado em 2018, há duas poltronas onde as mulheres podem amamentar ou ordenhar o leite, e um freezer utilizado para o armazenamento do mesmo até o final do expediente, quando as mulheres levam para casa. A orientação é que o transporte seja feito em bolsa térmica. As mulheres recebem orientações, através de folders explicativos, sobre como fazer a ordenha e o armazenamento correto. No local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, também há vidros para a coleta do leite.


Depois dos quatro meses de licença maternidade e preocupada em manter a alimentação da filha exclusivamente com o leite até os seis meses, a servidora Teane Felix, da Procuradoria Geral do Município, viu o espaço como um incentivo para retornar às atividades com tranquilidade. “A certificação traz uma maior segurança para que eu possa fazer a ordenha do leite. As orientações que sempre recebo aqui me deixam mais tranquila. Esse espaço é também uma confirmação do trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura no incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses”, comentou a funcionária.


A Prefeitura do Recife dispõe de quatro Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Em 2013, o Ministério da Saúde certificou oficialmente, os dois primeiros Espaços Amamenta nas maternidades Arnaldo Marques, no Ibura, e na Bandeira Filho, em Afogados. Em 2017, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, foi inaugurada no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, a terceira Sala de Apoio. Já em 2018, foi aberto o Espaço Amamenta do edifício-sede da PCR.


DOAÇÃO


Até o próximo sábado (25), a Secretaria de Saúde do Recife promove a Semana Municipal de Doação de Leite Humano, dentro da programação da 5ª Semana do Bebê do Recife. Com o tema “Doe leite materno, alimente a vida”, as ações chamam atenção para a importância de doar o alimento mais importante para as crianças recém-nascidas.


A Maternidade Bandeira Filho está fazendo campanha para arrecadar potes de armazenamento do leite. Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro e possuir tampa rosqueável de plástico. Esse requisito se deve à resistência do tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar o leite humano.


Ao longo desta semana, na Maternidade Bandeira Filho, as mães estão participando de oficinas e rodas de conversas, assistindo a palestras e recebendo orientações sobre como fazer ordenha manual, como armazenar o leite materno e como fazer estimulação precoce para as crianças. Também estão sendo promovidas atividades lúdicas para os bebês.


As quatro maternidades municipais fazem coleta de leite materno, e a Maternidade Bandeira Filho tem Banco de Leite Humano. As outras maternidades são Barros Lima, Arnaldo Marques e Hospital da Mulher. Todas elas possuem o certificado de Iniciativa Hospital Amigo da Criança.


A Bandeira Filho recebeu a certificação Ouro concedido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. Quem quiser doar leite humano, deve entrar em contato pelo telefone (81) 3355-2235. A arrecadação de potes de vidro (com tampa rosqueável de plástico) para o Banco de Leite também funciona o ano todo.


#AleitamentoMaterno #BancodeLeite #ministériodasaúde #Amamentação #DoaçãodeLeiteMaterno

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar