• Cristiane Sales

André Longo faz abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde


Na noite de ontem (21/05), teve início a 9ª Conferência Estadual de Saúde, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', o encontro reunirá profissionais, gestores e militantes da área da saúde até a próxima sexta-feira (24/05). O secretário estadual de Saúde, André Longo, abriu a Conferência Magna do evento, junto com a representante da Rede de Mulheres de Terreiro, Vera Baroni.


A programação da 9ª CES é etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde e faz parte da agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além da etapa estadual, que iniciou nesta terça, a comissão organizadora realizou, ao longo dos últimos meses, quatro etapas macrorregionais, sediadas nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado; Garanhuns, no Agreste pernambucano e Olinda, no Grande Recife.


“As conferências de saúde tornaram-se momentos fundamentais e importantes para o controle social. É neste momento que o Ministério da Saúde, a União, os Estados e os Municípios se reúnem diante da sociedade para identificar e reconhecer o cenário que envolve a saúde pública. A conferência objetiva indicar os principais projetos e aquilo que deve ser implantado nos próximos quatros anos nos planos nacional, estadual e municipal de saúde. Teremos quatro dias de trabalho com a discussão de diversos temas, entre eles, a assistência na Atenção Primária, os serviços de média e alta complexidade, além da elaboração de grupos de trabalho de onde serão tiradas as pactuações, diretrizes e propostas para saúde de Pernambuco”, afirmou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa da SES, Humberto Antunes.


Nos próximos quatro dias, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS elaborarão e discutirão, por meio de grupos de trabalho, propostas para as políticas públicas em saúde. Além da Conferência Magna, o primeiro dia de evento contará com a posse do novo Colegiado do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) para o biênio 2019-2021.


Na quarta-feira (22/05), a programação será dividida em três mesas temáticas: Atenção Primária no SUS - Estratégias de fortalecimento no contexto atual; Média e Alta Complexidade - O desafio de garantir financiamento para a implementação das redes de saúde; Regionalização e Governança com fortalecimento do controle social - Somando forças frente aos retrocessos. Na quinta-feira (23/05), os participantes se reunirão em Grupos de Trabalho para discussão de estratégias.


A sexta-feira (24/05) encerra a programação da 9ª Conferência Estadual de Saúde com Plenária Final e eleição dos trabalhos finalistas do Concurso Saúde nas Escolas Públicas Estaduais e Aclamação das (os) delegadas (os) para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.


DIVULGAÇÃO


Com a proposta de ampliar a construção do debate para fortalecimento da Saúde Pública, do SUS e da Política Estadual de Saúde, a 9ª CES desenvolveu e articulou estratégias de mobilização e divulgação das atividades preparatórias para a agenda do evento.


Uma das atividades pré-Conferência foi o Seminário Preparatório para a 9ªCES. O encontro aconteceu no dia 21 de março, no auditório da SES, no Bongi. Com transmissão por videoconferência para todas as Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (Geres), o encontro teve como proposta fomentar e democratizar o debate sobre o tema da 9ª Conferência. Na pauta do encontro, exposição sobre o cenário das políticas públicas na perspectiva neoliberal mundial; os reflexos do subfinanciamento da saúde; e a apresentação de um panorama dos movimentos sociais e do controle social em defesa do SUS. O seminário contou com participação dos pesquisadores Pedro Miguel (CES/FioCruz-PE), Adriana Falângola (UFPE) e Itamar Lages (UPE).


Outra iniciativa é o Concurso Cultural Saúde Pública nas Escolas Estaduais. Desenvolvido em parceria pela Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Educação, a atividade estimula a produção de desenhos, fotografias e/ou vídeos entre os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o projeto Travessia e a modalidade EJA) para a promoção do debate e reflexão sobre a saúde enquanto direito universal e do Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista da sociedade brasileira. Os finalistas serão conhecidos no último dia da 9ª CES.



Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar