• Cristiane Sales

PCR oferece mais de 1400 vagas para exame no mamógrafo móvel em janeiro


No ano passado, foram realizadas mais de 17 mil mamografias no caminhão


O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife, que circula durante todo o ano pelas comunidades da cidade realizando mamografia de rastreio, voltará do recesso na próxima quarta-feira (9) e oferecerá até o fim de janeiro 1440 fichas para o exame. O caminhão passará por 15 bairros ao longo do mês, em 18 ações. Em cada uma delas, são 80 vagas – 40 pela manhã e 40 à tarde. Veja o calendário completo no Portal da PCR – www.recife.pe.gov.br.


Para fazer o exame, as mulheres não precisam agendar, mas devem ter entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde), levar documento de identificação, cartão do SUS e ser moradora do Recife (comprovante de residência). O resultado é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela que se localiza mais perto da ação.

Quem está fora dessa faixa etária, para fazer o exame, deve procurar a unidade de saúde de referência, para pegar encaminhamento.


Balanço


Em 2018, foram feitas em toda a cidade mais de 17 mil mamografias no mamógrafo móvel. Somente em outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama, 3.326 mulheres foram atendidas no caminhão. Outras 517 fizeram o exame no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha.


#Saúde #SaúdeeBemEstar #Mamografia #MamógrafoMóvel #Mamamóvel #Câncerdemama #ministériodasaúde #SUS #PrefeituradoRecife

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar