• Cristiane Sales

Hospital Agamenon Magalhães inaugura tomógrafo


Equipamento terá a capacidade de realizar, inicialmente, 600 exames/mês


O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado no bairro de Casa Amarela, no Recife, inaugurou, nesta sexta-feira (21/12), o tomógrafo do Serviço de Meios Diagnósticos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 2,2 milhões para aquisição da tecnologia e reforma e equipagem da área física. A expectativa do HAM é realizar uma média de 600 exames por mês, agilizando diagnósticos e qualificando a assistência aos usuários do SUS em Pernambuco.


De acordo com a diretora do HAM, Cláudia Miranda, o tomógrafo, de 64 canais, aumentará o grau de resolutividade dos casos acompanhados na unidade, com foco, principalmente, em atendimentos nas especialidades de endocrinologia, clínica médica, cardiologia e obstetrícia. Entre os principais casos recebidos na unidade que necessitam dessa tecnologia, suspeita de trombolismo pulmonar e investigação de acidente vascular cerebral (AVC). “Conseguimos mais um grande avanço para melhoria do nosso parque diagnóstico. Também vamos conseguir diminuir o tempo de permanência dos pacientes no hospital”, disse a diretora.


A médica radiologista e coordenadora do Serviço de Imagem do HAM, Germana Vasconcelos, reforça que as tomografias, que serão feitas com ou sem contraste, serão integradas ao prontuário eletrônico do paciente, permitindo ao médico solicitante maior agilidade na sua consulta.


“Essa tecnologia é transformadora num ambiente hospitalar. Traz benefícios para os pacientes e mais segurança no diagnóstico das equipes de saúde. Também será essencial para a formação dos nossos estudantes e residentes”, frisou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.


HAM


Referência materno-infantil e em cardiologia, além de atender outras especialidades médicas e não médicas, o Hospital Agamenon Magalhães vem, ano a ano, ampliando os serviços ofertados na unidade. Nos últimos anos, o hospital reforçou o serviço de hemodinâmica para atendimentos em tempo integral, 24h por dia, realizando o diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos. A direção também ampliou em 14 os leitos de UTI, sendo 8 de clínica geral e 6 na unidade coronariana.


O HAM também tem feito um importante trabalho para diminuir a mortalidade materna na unidade, conseguindo uma redução de mais de 50% entre maio de 2017 e maio de 2018. Todo mês, mais de 5 mil pacientes são atendidos nas emergências da instituição, além de quase 20 mil internações e mais de 200 mil procedimentos ambulatoriais por ano.


OUTRAS UNIDADES


Além do Hospital Agamenon Magalhães, outras unidades estaduais também ganharam novos tomógrafos. O equipamento do Hospital da Restauração (HR), maior emergência do Norte e Nordeste, foi entregue à população em 2017. Já no Hospital Getúlio Vargas (HGV), referência em traumato-ortopedia, a tecnologia foi colocada em uso em março de 2018.


No Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, está sendo finalizada a adequação da área que abrigará o tomógrafo. Ao todo, a SES investiu mais de R$ 4,6 milhões na compra dos equipamentos.

#Saúde #SaúdeeBemEstar #HospitalAgamenonMagalhães #SESPE #tomográfo

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar