• Cristiane Sales

OMS promove a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos


De 12 a 18 de novembro acontece a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos. Promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a semana ocorre todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes aos medicamentos disponíveis, e aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos. A campanha deste ano tem como tema “A mudança não pode esperar. Nosso tempo com antibióticos está se esgotando”.


Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação.


Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.


A informação é o melhor remédio


Os antibióticos são medicamentos que agem contra as bactérias e devem ser usados quando um profissional de saúde habilitado receita para pacientes que contraíram uma infecção causada por bactérias.


Apesar de serem eficazes para combater as infecções, existem algumas situações em que as bactérias se tornam resistentes e o tratamento não funciona. Isso não significa que o corpo humano desenvolveu resistência aos antibióticos, e sim que as bactérias se transformaram e se defenderam desses medicamentos.


Em virtude disso, antibióticos que normalmente seriam usados para combater uma infecção não fazem mais efeito sobre a bactéria resistente, sendo necessário recorrer a outros antibióticos mais agressivos, que podem não funcionar e ainda provocar mais efeitos colaterais ao organismo humano.


É válido lembrar que os antibióticos devem ser usados apenas quando prescritos por um profissional habilitado e devem ser tomados pelo tempo correto. O uso de antibióticos por contra própria e por menos tempo que o recomendado aumenta a chance de reincidência de infecções. Também não é recomendado guardar e reutilizar sobras de antibióticos.


Então fique atento, não compartilhe seus antibióticos com terceiros e sempre termine o tratamento, mesmo que você se sinta melhor. Para evitar infecções, mantenha suas mãos sempre limpas, sua vacinação em dia e faça sexo seguro. Quando estiver doente, cubra nariz e boca ao espirrar.


Confira os objetivos do plano de ação para enfrentamento desse problema:


Objetivo 1: Conscientizar sociedade, profissionais e gestores da saúde sobre AMR.


Objetivo 2: Capacitar profissionais e gestores do SNVS e de serviços de saúde sobre AMR.


Objetivo 3: Aprimorar a rede nacional de laboratórios para a vigilância e o monitoramento da AMR.


Objetivo 4: Implantar a vigilância e o monitoramento integrados da AMR em âmbito nacional.


Objetivo 5: Ampliar o conhecimento relacionado à AMR por meio de estudos e pesquisas científicas.


Objetivo 6: Contribuir com o Ministério da Saúde na definição de política abrangente de prevenção e controle de infecções.


Objetivo 7: Reduzir a incidência de infecções com medidas eficazes de prevenção e controle nos serviços de saúde.


Objetivo 8: Aprimorar a intervenção sanitária visando qualificar a prescrição de antimicrobianos e reduzir o uso de antimicrobianos sem prescrição médica.


Objetivo 9: Aprimorar as medidas regulatórias a respeito da presença de resíduos de antimicrobianos em alimentos.


Fonte: Anvisa


#Saúde #SaúdeeBemEstar #Antibióticos #medicamentos #Anvisa #ministériodasaúde #OMS #SemanaMundialdeUsoConscientedeAntibióticos

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar