banner1.jpg
  • Cristiane Sales

Novembro Azul: Ações para saúde do homem são intensificadas no Recife


Foto: Ikamahã/Sesau PCR

Atividades ocorrerão nas unidades de saúde e abordarão, além do câncer de próstata, cuidados com outras doenças


As unidades de saúde da Prefeitura do Recife deram início hoje (01/11) as atividades do Novembro Azul – mês de conscientização para os cuidados com a saúde masculina. Com o tema ‘Saúde Integral do Homem’, as atividades abordarão assuntos como câncer de próstata, os cuidados com infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes e outras doenças. As ações acontecerão ainda em alguns Centros de Atenção Psicossocial, instituições religiosas e Casas de Semiliberdade. A programação completa está disponível no Portal da PCR – www.recife.pe.gov.br.


“É um assunto que incluímos na nossa rotina há algum tempo, mas que reforçamos nos últimos meses, e já percebemos uma aceitação melhor do homem. Agora, muitos nos procuram para fazer seus exames”, afirma Rafaela Marques, coordenadora da Política de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Recife.


Ao longo do mês, serão realizadas rodas de conversa e salas de espera sobre temas relacionados à saúde do homem; avaliações de saúde (antropometria, hipertensão arterial, glicemia); testagem de HIV e sífilis e orientações sobre como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis.


Jailson Correia, secretário municipal de Saúde, destacou a importância para a necessidade de um olhar diferenciado para o público masculino por parte dos profissionais de saúde. “A Rede de Saúde do Recife tem fortalecido cada vez mais a Política Integral de Saúde do Homem, com iniciativas pioneiras no País, como o Cartão do Homem, onde ele pode registrar sua rotina de acompanhamento da saúde, e outras ações que respeitam e reconhecem a singularidade de cada um”, afirmou o titular da pasta.


O Terceiro Turno (horário estendido) é uma das estratégias para aproximar os homens do serviço de saúde. O atendimento acontece das 17h às 21h, nos dias de semana, e das 8h às 12h, aos sábados. Os homens têm, em média, uma expectativa de vida de sete anos a menos do que as mulheres. Além disso, vários estudos mostram que os homens procuram menos os serviços de saúde para prevenção. Um dos obstáculos mais relatados por eles é a questão do acesso e o horário de funcionamento das unidades.


O pré-natal do parceiro também vem sendo executado na rede municipal, cuja estratégia consiste em incentivar o envolvimento consciente e ativo de homens em todas as ações voltadas para o planejamento reprodutivo. Na prática, os homens são estimulados a acompanharem suas parceiras nas consultas do pré-natal, preparando-os para o momento do parto e o exercício da paternidade com responsabilidade. Durante a consulta, eles também passam por exames de rotina e testes rápidos. Atualmente, 48 unidades de saúde têm essas atividades implantadas no Recife.


Cartão do Homem


Durante as ações, os participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de saúde. No cartão, há espaços a serem preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas e atividades nas Unidades Básicas, além das vacinas. Os usuários são orientados a levá-lo em todas as consultas.

#Saúde #SaúdeeBemEstar #NovembroAzul #SaúdedoHomem #câncerdepróstata #PrefeituradoRecife #SecretariadeSaúdedoRecife #InfecçãoSexualmenteTransmissível

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo