• Cristiane Sales

Testes gratuitos de sífilis na estação Recife do metrô


Amanhã (30/10), das 8h às 12h, profissionais da Secretaria de Saúde do Recife estarão, na estação Recife do metrô oferecendo testagem rápida para sífilis. O teste é simples e o resultado fica pronto em 30 minutos. A ação acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado neste mês. Serão disponibilizadas 100 vagas para o exame.


A data foi instituída pela Lei 13.430/2017, com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento adequados da sífilis como Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especialmente na gestante durante o pré-natal; o incentivo à participação de profissionais e gestores de saúde em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos.


No Recife, várias estratégias estão sendo executadas para o enfrentamento à doença, como a descentralização dos testes rápidos, disponíveis em 102 unidades de saúde do município. A testagem também é oferecida nas quatro maternidades (Maternidade Arnaldo Marques, Ibura; Bandeira Filho, Afogados, Barros Lima, Casa Amarela; Hospital da Mulher, Curado) da Secretaria Municipal de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista.


Além disso, a rede municipal disponibiliza mensalmente um cronograma com as unidades de saúde que funcionarão em horário estendido (terceiro turno) para receber pacientes que não podem comparecer às consultas no horário convencional. Algumas unidades já têm o serviço implantado de forma definitiva. Entre os procedimentos nessas consultas, está a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites, por exemplo. Durante o Pré-Natal do Homem, o usuário também é submetido aos testes básicos.


Dados


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a sífilis afete aproximadamente mais de um milhão de gestantes, com risco de mais de 300.000 mortes fetais e neonatais e mortes prematuras de mais de 200.000 crianças no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde reporta em seu último boletim (2017) 87.593 casos de sífilis adquirida, 37.463 na gestação e 20.474 de sífilis congênita com 185 óbitos. No Recife, até o final de setembro, foram registrados 6.238 casos da doença adquirida, 2.107 na gestação e 4.480 de Sífilis congênita.


Aqui tem Camisinha


A rede municipal também disponibiliza o aplicativo interativo ‘Aqui tem Camisinha – Recife Aqui Tem Prevenção’, pelo qual o cidadão recifense poderá localizar a unidade mais próxima para pegar preservativos, além de saber qual a unidade mais próxima para realizar o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O usuário ainda poderá obter informações sobre quais são as infecções, sintomas e onde buscar tratamento quando o teste der positivo. Tudo pode ser acessado pelo aplicativo.

#Saúde #SaúdeeBemEstar #Sífilis #DoençaSexualmenteTransmissível #DiaNacionaldeCombateàSífilis #InfecçãoSexualmenteTransmissível #OMS #ministériodasaúde #SecretariadeSaúdedoRecife

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar