• Cristiane Sales

ONU revê política sobre licença paternidade, adoção e barriga de aluguel


A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou ontem (18/10) que foi realizada uma revisão na política interna de licença paternidade e de adoção e introduziu novas regras sobre a licença de mulheres em caso de barriga de aluguel, marcando um passo importante para garantir um ambiente de trabalho mais inclusivo.


A política foi revisada e implantada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e é um dos compromissos assumidos no Plano de Ação sobre Gênero 2018-2023, lançado recentemente pela organização.


Entre as mudanças estão a extensão da licença de adoção de oito para 16-18 semanas, dependendo do número de crianças sendo adotadas, extensão da licença paternidade de quatro a 16 semanas e introdução de 16 semanas de licença por parto para mães de aluguel e 18 semanas para nascimentos múltiplos por barriga de aluguel.


As novas medidas permitirão que os pais passem mais tempo com os filhos no estágio inicial e fundamental da vida. A introdução da licença específica para nascimentos por barriga de aluguel reflete o compromisso do UNAIDS com a diversidade. “Não faz diferença se você se torna pai por nascimento natural, adoção ou barriga de aluguel; você ainda se torna pai e deve ter direito aos mesmos benefícios”, disse um membro da equipe. “Essa política reflete o compromisso da organização em ser o mais inclusiva o possível e promover o diálogo sobre o que defende, que é dignidade e respeito por todos”, acrescentou.


“Em nosso novo Plano de Ação de Gênero, nos comprometemos em adotar uma política única de licença parental e tenho orgulho de que o UNAIDS já tenha cumprido isso. Todos os pais devem ser apoiados para passar tempo com seus filhos. Ao apoiar isso, o UNAIDS está contribuindo para mudar a sobrecarga do cuidado infantil e promover a igualdade de gênero”, disse Gunilla Carlsson, Diretora Executiva Adjunta para Gestão e Governança.



Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar