• Cristiane Sales

Ex-secretário de saúde de Pernambuco é o novo subdiretor da OPAS


Na última sexta-feira (12/10), o médico brasileiro Jarbas Barbosa realizou seu juramento como novo subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com doutorado em Saúde Pública, o médico assumirá a supervisão dos programas centrais de cooperação técnica prestados pela Organização a cada um de seus 35 Estados Membros.


"Trabalhar para a OPAS é, para mim, um privilégio do qual tenho orgulho. Estou totalmente comprometido em me unir a vocês e trazer, humildemente, minha experiência para servir aos países das Américas", disse Barbosa ao assumir formalmente o cargo.


Jarbas Barbosa fará parte da equipe de Gestão Executiva da OPAS/OMS, juntamente com Carissa Etienne, diretora da Organização e Isabela Danel, diretora adjunta. Ele supervisionará os departamentos de Família, Promoção da Saúde e Curso de Vida; Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde; Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental, Evidências e Inteligência para Ação em Saúde; e Sistemas e Serviços de Saúde.


Além disso, três centros técnicos da OPAS/OMS estão sob a responsabilidade de Barbosa: o Centro Latino-Americano para Perinatologia – Saúde das Mulheres e Reprodutiva (CLAP/SMR), o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).


O novo subdiretor ressaltou a importância do trabalho da OPAS em prevenção, promoção e proteção da saúde. Destacou ainda a necessidade de manter as conquistas no controle e eliminação de doenças evitáveis por vacinas. "Novas estratégias devem ser desenvolvidas e peço aos governos de mais alto nível que renovem seu compromisso político com a vacinação das populações", enfatizou Barbosa.


A trajetória de Jarbas Barbosa


Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde;

Secretário de Ciência, Tecnologia e Suprimentos Estratégicos;

Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Brasil (CENEPI);

Gerente de Vigilância em Saúde e Manejo de Doenças da OPAS;

Coordenador do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/aids da SES/PE;

Secretário Municipal de Saúde em Olinda;

Secretário de Saúde de Pernambuco;

Graduado médico pela Universidade Federal de Pernambuco;

Especializado em saúde pública e epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);

Mestrado em ciências médicas pela Universidade de Campinas;

Doutorado em saúde pública pela Universidade de Campinas.

#OPAS #OMS #SESPE #Saúde #SaúdeeBemEstar

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar