• Rebeka Gonçalves

Dermatologista recomenda 6 cuidados após a aplicação do Botox



A toxina botulínica popularmente conhecida como Botox é uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.


No Brasil, o Botox foi a primeira toxina botulínica registrada, e em 1992, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde então, tem tido um aumento progressivo de aplicações para usos estéticos, como suavizar rugas e linhas de expressão do rosto, além do preenchimento facial.


Entretanto, são necessários cuidados, principalmente depois da aplicação. Por isso, o Blog Saúde e Bem Estar conversou com a dermatologista Roberta Castro que fez seis recomendações para esse momento.


1 - Evitar massagens faciais após a aplicação


Devido ao risco de migrar a substancia para algum outro local onde não queria que fosse aplicado.


2 - Evitar exercícios físicos


No dia da aplicação, não é recomendado que pratique nenhuma atividade física, o ato de deitar também pode levar a um edema facial e fazer com que a toxina migre para outro local, que não seja o que queira atingir.


3 - Evitar deitar nas primeiras horas


Assim como os exercícios, também há o perigo da toxina ir para outro lugar que não o desejado.


4 - Não realizar limpeza de pele


Principalmente a limpeza profunda no dia da aplicação, assim como fazer a sobrancelha ou outros procedimentos que podem promover uma massagem ou compressão na face.


5 - Usar filtro solar


É ideal que seja usado todos os dias, independente da aplicação de Botox, mas principalmente em caso de aparecimento de pequenos hematomas – nos locais das injeções – para evitar pigmentação da pele.


6 - Evitar ácidos


O uso de ácidos ou produtos que possam irritar a pele, imediatamente, após a aplicação não devem ser utilizados, pois podem entrar nos furinhos e devido a solução de continuidade na pele nos locais das injeções.


A aplicação do Botox pode ser realizada em qualquer pessoa, mas o recomendado é após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. Porém, para mulheres grávidas ou que estejam amamentando não é recomendado o uso dessa aplicação, como explica a dermatologista: “Ainda não há estudos controlados suficientes que comprovem segurança, no caso dessas mulheres em estado mais sensível”, afirma. O procedimento deve ser realizado sempre por um profissional adequadamente treinado e com experiência, assim a aplicação do Botox se tornará um tratamento mais seguro.


#Anvisa #Botox #ProcedimentoDermatológico #ProcedimentoEstético #saúde #SaúdeeBemEstar #toxinabotulínica

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar