• Rebeka Gonçalves

Pesquisa revela que a cúrcuma possui propriedades benéficas para a saúde



Conhecida popularmente como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma raiz da família do gengibre. Consumida há séculos pelos chineses e indianos, que utilizam como condimento em diversas receitas, é uma das substâncias da natureza mais benéficas para a saúde humana, como medicamento e para o tratamento de diversos distúrbios.


A especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ana Carolina Costa participou de uma pesquisa sobre como a raiz pode ajudar no tratamento de algumas doenças: “Pesquisas recentes sugerem que os compostos bioativos presentes na cúrcuma possuem efeitos protetores contra o câncer, síndrome metabólica, depressão, ansiedade, alteração nos níveis de gordura no sangue, doenças de Parkinson e de Alzheimer. Sendo as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, os principais mecanismos de ação associados a maioria desses benefícios”, elucida.


Esse estudo observou que o consumo dessa raiz ajuda na redução dos níveis de gordura no fígado, simultaneamente a diminuição nos níveis de glicose-c, colesterol total, triglicerídeos e o colesterol ‘ruim’ (LDL), enquanto que aumentou os níveis do colesterol ‘bom’ (HDL) no plasma sanguíneo de camundongos saudáveis suplementados durante a adolescência até a fase adulta.


A cúrcuma é mais consumida em pó, podendo ser facilmente encontrada nos supermercados como açafrão-da-terra. Pode ser consumida na alimentação diária de diversas formas, como adicionado à azeites, sais, no preparo de molhos, peixes, carnes brancas, entre outras preparações. A quantidade recomendada é três gramas por dia – uma colher de chá.


Entretanto, Ana Carolina esclarece que “os benefícios proporcionados pela cúrcuma estão associados com o consumo regular deste alimento e com práticas alimentares saudáveis, podendo potencializar o auxílio à saúde quando associado com atividade física”, explica a especialista.


Veja com quais alimentos a cúrcuma combina, segundo a GreenMe:


Arroz


Em risotos ou mesmo uma pontinha de colher de chá na água do cozimento do arroz, dará uma cor ao prato sem alterar tanto o sabor do arroz.


Sopas


Coloque o açafrão fresco cortado em rodelinhas e dê sabor e saúde às suas sopas. Também pode ser batido no liquidificador para fazer caldos e cremes. A cúrcuma pode ser combinada com gengibre e também com pimenta.


Saladas


Não tenha medo de experimentar novos sabores, exóticos e saudáveis em seus pratos cotidianos. A cúrcuma fresca, cortada crua em pedacinhos pequenos, fica ótima em saladas, qualquer tipo de salada, de folhas verdes com tomates.... Você pode abusar da imaginação!


#açafrãodaterra #alimentaçãosaudável #Cúrcuma #hábitossaudáveis #saúde #SaúdeeBemEstar

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar